Te Dou a Vida encerra discutindo temas importantes. A novela mexicana da Televisa e exibida no SBT teve o seu último capítulo nesta quarta (26). Conquistando uma audiência de 7 pontos no arredondado, a novela esteve dentro da expectativa da emissora. No entanto, a trama também levantou a discussão social.
O pequeno Nicolas recebe a notícia que está com leucemia logo no início, e por isso vai precisar do transplantes de medula. Seus pais adotivos, Helena e Ernesto, conseguem entrar em contato com o pai biológico, Pedro Garrido. O mecânico da oficina “Nelson Turbina” não sabia que tinha um filho, mesmo assim aceita passar pelo procedimento e Nicolas melhora ao longo da história.
Relacionamento abusivo
A proximidade de Nicolas e Helena com Pedro passa a incomodar Ernesto. O empresário começa a ter crises de ciúmes frequentes e comportamento agressivo contra o filho, a esposa e também ao mecânico. Além disso, arquitetou planos maquiavélicos egoístas que resultaram na prisão de Helena, o pai dela, Horácio, e também do próprio Pedro.
Diabetes
O chefe de equipe da oficina e pai de Pedro, Domingo Garrido, foi diagnosticado com a doença. No entanto, negligenciou o seu tratamento e não resistiu nos últimos capítulos da novela. A trama mostra que a doença é séria, pode ser fatal e é necessário ter controle.
Ser pai mais velho
Horácio descobriu que Mônica, sua companheira, está grávida de um filho seu. Em todo tempo, o pai de Helena desconfia que não poderia cuidar da criança como deve por conta da idade. Todavia, em nome do amor que já sente pela criança e por Mônica, Horácio embarca na ideia.
Falsidade Ideológica
Ao longo de “Te Dou a Vida”, é descoberto que Ernesto Ribas na verdade se chama Miguel. O verdadeiro Ernesto morreu no Canadá, e Miguel se aproveitou da situação para ter posses e passou a ter a identidade de Ernesto. Usando da agressividade e imposição, drogava a mãe do falecido para que ela não tivesse condições de revelar a farsa.
A novela “Te Dou a Vida” também fala sobre o velho preconceito do namoro entre pessoas de classes sociais diferentes, tanto no caso de Helena e Pedro, como no de Samuel Garrido com Gabriela. A trama tem 81 capítulos na versão original, entretanto o SBT exibiu em 93.