SBT vive a pior crise da sua história. O canal de Silvio Santos está passando por um verdadeiro pesadelo em sua audiência em praticamente todos os horários. Em comparação com o ano de 2007, a emissora tem situação ainda pior.
Com inúmeras mudanças em sua grade programação para reagir, nada até agora funcionou. A parte da manhã e da tarde sofrem com números que não conseguem ultrapassar os três pontos em boa parte do tempo. Como consequência disso, a Band e a Cultura tem disputado décimo a décimo a terceira colocação com o SBT.
No ano de 2007, o SBT perdeu a vice-liderança nacional para Record TV, algo que foi recuperado na década seguinte. Os números da emissora eram considerados bons durante a manhã e também no período da tarde. Entretanto, os números do horário nobre atrapalhavam a média-dia e abria distância para a Record.
Com a pandemia iniciando em 2020, o SBT perdeu novamente a vice-liderança, entretanto a crise não parou de crescer desde então. Atualmente, a emissora tem sofrido para manter o posto de terceira colocada com os investimentos da Band. Como em 2007, a emissora tem feito diversas alterações na grade, mas os números só pioram.
A reformulação e mudança de horário do “Bom Dia e Cia” mergulhou a emissora em um grande “buraco”. O estreante “SBT Notícias” tem vida difícil no horário com a concorrência, recebendo em baixa, mais difícil fica. A programação da tarde que já tinha números baixos, piorou ainda mais o seu desempenho. Contudo, para alívio do SBT, o horário nobre continua competitivo com as novelas mexicanas e a reprise da novela “Carinha de Anjo”.