SBT encerra temporada europeia com outro olhar na TV aberta. A emissora de Silvio Santos resolveu investir “pesado” nos direitos de transmissão de campeonatos de futebol. Além da Libertadores, Copa do Nordeste e os Campeonatos do Ceará e Piauí, o canal também comprou direitos de campeonatos europeus.
Dentre eles, a emissora deu prioridade para a Liga dos Campeões da Europa. Antes de tudo, a competição é a principal entre os melhores clubes do velho continente. O campeão é reconhecido como o principal time da Europa e ganha vaga para disputar o Mundial de Clubes.
Sobretudo, a emissora contratou a apresentadora Domitila Becker para comandar o pré-jogo e também os intervalos das partidas. João Venturi também entrou para a equipe como repórter local que se desloca pela Europa de acordo com o local das partidas, além de reportagens especiais. Na final, o plano do SBT era de realizar a maior cobertura que o torneio já teve na televisão aberta brasileira.
Final da Liga dos Campeões no SBT
Durante a semana, o jornalismo esportivo da emissora produziu reportagens especiais sobre a final disputada entre Liverpool e Real Madrid nos telejornais. No dia da final, sábado (28), boletins de informações foram ao ar de hora em hora. O pré-jogo com apresentação de Benjamin Back e Domitila Becker durou quase duas horas. O comando do intervalo ficou com a estreia de Fred Ring no canal, ele também comandou o pós-jogo ao lado do comentarista Mauro Cezar.
Sobretudo, este pós-jogo durou quase uma hora com festa, entrega da taça, comentários e entrevistas com personagens da partida. Em todo o momento era feito contato com a equipe que estava trabalhando em Paris, Madrid e Liverpool. De acordo com dados prévios da Kantar Ibope, a audiência correspondeu, a partida liderou com 15 pontos de média e 17 de pico, a Globo ficou com 10,8.
Liga Europa e Conference League
A Liga Europa é um torneio de segundo escalão na Europa, entretanto é muito valorizado. Nesta edição teve a participação do Barcelona, o time catalão teve a sua eliminação nas quartas de final. O SBT sublicenciou os direitos da competição para a TV Cultura, porém transmitiu a fase semifinal e a final. Mesmo com um torneio de audiência mais baixa e que não tem tido transmissão nos maiores canais abertos do país, o SBT apostou e transmitiu até a premiação. Contudo, situação parecida aconteceu com a transmissão da Conference League.
O torneio esteve em sua primeira edição e é visto como terceiro nível do continente. Por esse motivo, o SBT transmitiu apenas a sua final com o pós-jogo completo com a premiação. Estes dois torneios também contaram com João Venturi como repórter especial, apresentação de Domitila Becker e cenários diferentes da Liga dos Campeões. A cobertura dos três eventos aconteceram na televisão aberta e plataformas digitais da emissora.
Leia Também:
Conmebol ganha com licitação da Libertadoes e Sulamericana
Liga das Nações: Globo e Disney adquirem campeonato
Recado do SBT
A emissora de Silvio Santos tem dito que valoriza os torneios que transmite, e de certa forma tem se esforçado nesse sentido. A cobertura do esporte na emissora tem adotado uma linha que combina o evento esportivo com a alegria do entretenimento que marca o canal. Todavia, também explora mais o pré-jogo, principalmente nas finais. As contratações da equipe são coerentes e conhecidas do público, e ainda tem o bom trabalho do departamento comercial.
Leave a Reply