Devido a guerra entre Rússia e Ucrânia, em que o país liderado por Vladimir Putin invadiu a Ucrânia afim de ter maior território, várias empresas de entretenimento estão boicotando o país. No Brasil, a Globo apesar de demorar, não quis ficar de fora. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
Segundo o jornal, a Globo cancelou as exportações e importações para a Rússia. Ou seja, além de impedir que suas novelas sejam exibidas no país, a Globo também cancelou a aquisição de qualquer formato que venha da Rússia. Porém, essa última sanção não deve causar tanto efeito, já que o país não possui muita relevância no setor de entretenimento.
Contudo, mesmo com poucas, todas as produções vindas da Rússia saíram imediatamente do ar na Globo, seja na TV aberta, fechada ou streaming. A venda de novelas da emissora para o país também foi parada por tempo indeterminado.
Na Rússia, eram exibidas as seguintes produções da Globo atualmente. As novelas Por Amor (1997), de Manoel Carlos, e O Clone (2001), de Gloria Perez na TV. No streaming, O Clone (2001), Avenida Brasil (2012), Justiça (2016), Ilha de Ferro (2018), e Verdades Secretas (2015). Todas saíram do ar.
Rússia ‘sofre’ com bloqueios de empresas de entretenimento
Com as recentes atitudes de Putin, incluindo a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, a maioria dos países do mundo estão unidas fazendo bloqueios contra a Rússia. As sanções econômicas criadas por países como Estados Unidos, estão fazendo estragos no país principalmente no entretenimento, veja:
Na Televisão
Nas TVs da Rússia, formatos consagrados foram tirados do ar de uma hora pra outra, devido ao bloqueio feito pelas produtoras Banijay (França) e ITV Studios (Reino Unido). Essa segunda produtora é dona de formatos como I’m a Celebrity…Get Me Out of Here! e o The Voice, que estava em exibição na Rússia com a versão para crianças. A ITV também informou que não venderá mais esses formatos para o país, então provavelmente a saída é definitiva.
Ainda na TV, produtoras como BBC Studios, Fremantle e All3Media International também cortaram as relações com a Rússia devido às recentes decisões do país. A Rússia também está banida da MIPTV, feira que ocorre na França todos os anos.
Cinema e streaming
Não é só na TV que a Rússia vem sofrendo sanções. Nos cinemas e streaming também, incluindo grandes estreias. As 3 maiores produtoras de filmes: Disney, Sony e Warner Bros cancelaram todas as estreias no país para os próximos meses. Filmes como Red – Crescer é uma Fera, Morbius e The Batman não irão estrear no país enquanto a guerra perpetuar.
“Devido à invasão não provocada à Ucrânia e à trágica crise humanitária, estamos suspendendo a estreia de filmes na Rússia, incluindo o próximo Red – Crescer é uma Fera da Pixar”, informou a Disney. A empresa disse que conforme a situação se desenrolar, novas mudanças poderão acontecer.
A Netflix também disse que não irá se adequar à nova lei do país. A partir de primeiro de março (ontem), determina que as plataformas de streaming deverão transmitir canais públicos do país para que possam operar na Rússia. A gigante do streaming diz que não irá cumprir o acordo, e deverá sair do ar no país.
Leave a Reply