Não colou, amigos. Mesmo com uma estratégia diferente, tentando chamar de série, e fazendo uma divulgação de meses antes, estreando antes de Pantanal, Reis não deu certo. Com três semanas até aqui exibidas, a trama bíblica acumula o segundo pior resultado das novelas bíblicas inéditas.
Com 21 capítulos exibidos, Reis soma 8,81 pontos de média geral, sendo esse o segundo pior resultado desde a criação da faixa, em 2015. Perdendo apenas para Jezabel, que em 2019 com o mesmo número de capítulos exibidos, somava média geral de 8,05 pontos. O que ainda mais chama atenção do fracasso de Reis, é o fato de que a trama vem derrubando da reprise de A Bíblia, que no comparativo de capítulos, tinha 9,21 pontos. Se comparado com Gênesis, a antecessora tinha 14,47.
Por enquanto, Reis ainda segue na vice-liderança isolada, já que Poliana em seu mesmo comparativo de capítulos, acumula 7,40 pontos. Porém, caso a trama não ande, é arriscado da novela do SBT se aproximar da trama bíblica, que se diz série, mas fica só no nome mesmo. Veja abaixo o comparativo com as outras bíblicas, com dados de Gabriel Farac.
média parcial até o capítulo 19
Reis – 8.84
A Bíblia (reprise) – 9.21
Gênesis – 14.47
Jesus (reprise) – 5.26
O Rico e Lázaro (reprise) – 6.63
Jezabel – 8.05
Jesus – 10.63
Apocalipse – 9.00
O Rico e Lázaro –11.74
A Terra Prometida – 15.32
Os Dez Mandamentos: T2 – 14.84
Os Dez Mandamentos – 12.68
Reis vem sendo considerada para muitos também uma péssima produção, com uma história sem ânimo, sem vida. As partes bíblicas vem sendo mostradas de forma esdrúxula pela autora Raphaela Castro e pelo diretor Juan Pablo Pires, enquanto as partes “fanfics” vem sendo tratadas com maior cuidado, e são totalmente desinteressantes.
Série ou Novela? Quem a Record acha que engana com Reis?
Reis já está em sua terceira semana de exibição na RecordTV, e desde que foi anunciada, a emissora chamava-a de série. Porém, a confusão se é Série ou Novela, ainda permaneceu. Inclusive, no dia da estreia, a abertura vinha com uma confusão, em alguns momentos chamando de série, e em outros momentos de novela, veja abaixo. Isso foi corrigido no dia seguinte, mas a confusão se Reis é Série ou Novela, ainda não.
No dia da estreia de Reis, publiquei uma matéria com informações da própria RecordTV sobre. E, nas informações da própria emissora, Reis por ser Série iria investir pouco em tramas paralelas, e algumas iriam se resolver em apenas um capítulo, reduzindo o número de episódios/capítulos. Porém, estamos no nono capítulo, exibido ontem e isso não foi cumprido pela emissora até agora.
Isso é um dos principais pontos que diferencia Série ou Novela, já que séries normalmente têm poucos episódios e pouco investem em tramas paralelas. Novelas não, por durar mais tempo no ar, acabam perdendo tempo com personagens que nada oferecem para a trama principal. Reis, tem perdido tempo com isso.
Um dos principais pontos disso é o núcleo Marílis e Jeodás. Na trama, a personagem engravidou de um dos filhos de Eli, mas todos acreditam que o filho é de seu marido. Ela e o filho são maltratados por causa do pai saber disso, e inclusive o filho tem a mesma aparência do pai biológico, inclusive é feito pelo mesmo ator (Vinícius Redd). Essa reclamação foi feita pelo usuário Homero, do Twitter.
Outro ponto é o fato de que séries por terem uma duração pré-definida, seguem o roteiro à risca na edição. Se são escritos 10 episódios, vão ao ar 10 episódios. Novelas não, pois podem ter a duração encurtada ou esticada devido a audiência. Reis teve 19 episódios escritos, mas na edição terá bem mais, já que acontecimentos que seriam de episódios atrás ainda não aconteceram.
Reis não está ruim, e vem sendo um prato cheio para o público, cheio de reviravoltas e capítulos bem movimentados. Mas vender um produto como Série, sendo que não é, é um erro da Record. Quem a Record pensa que engana? E afinal, Série ou Novela, o que é Reis?
Veja os comentários (1)
Maldito SBT 😠