Reis, que estreia hoje a noite na RecordTV, será uma das maiores inovações da dramaturgia da emissora desde que voltou a produzir novelas, em 2004. Desde o fim de Gênesis, a emissora vinha reprisando Os Dez Mandamentos e A Terra Prometida em um formato de série, intitulado A Bíblia. E agora, Reis também não é mais chamada como novela, mas sim como “série Reis”. Tanto ela, quanto a próxima produção da emissora, Todas as Garotas em Mim, seguirão esse formato novo.
Reis e Todas as Garotas em Mim, diferente do formato novelesco, serão formadas por temporadas curtas. Não terão mais capítulos, e sim episódios, que serão nomeados de acordo com o acontecimento do dia, assim como as séries já fazem. Esse formato foi adotado em Gênesis depois do início da Fase Abraão, o que irritava alguns telespectadores.
Pelo formato de série, algumas tramas paralelas não existirão mais como antes, e algumas terão início e fim no mesmo episódio, não influenciarão diretamente na história principal. Com isso, a emissora pretende chamar um público novo, além de enxugar custos, reduzindo o número total de episódios.
Nenhum personagem de Reis ou Todas as Garotas em Mim ficarão até o final, por exemplo. Reis, até agora tem duas temporadas confirmadas. “Reis – A Decepção” e “Reis – A Rejeição”, sendo a primeira com 20 capítulos e a segunda ainda não se sabe. Já Todas as Garotas em Mim terá três temporadas.
Jesus (exibida duas vezes na emissora em formato de novela), também virará série. A partir de 28 de março, a emissora exibirá a trama editada em um formato mais ágil, e será exibida após Reis.
Não é, porém, a aposentadoria definitiva das novelas da Record (não por enquanto, pelo menos). Tudo irá depender da aceitação das duas próximas produções da emissora, caso não deem certo, provavelmente a próxima produção voltará ao formato que já está no Brasil há mais de 60 anos.
Poliana Moça, Reis e Pantanal têm uma missão em comum: impulsionar a audiência
Após dificuldades com a onda pandêmica do Covid-19, o SBT, Record e a Globo estão conseguindo se adaptar e voltar a rotina com suas produções. Nas próximas semanas, as três emissoras vão estrear as suas próximas novas novelas inéditas: Poliana Moça (SBT), Reis (Record) e Pantanal (Globo). Elas confrontarão entre si, pelo menos por alguns minutos. Mas a questão que não quer calar é se estas apostas retornarão os resultados esperados? A propósito, os folhetins têm a mesma missão: impulsionar a audiência!
Mais cedo, o canal de Silvio Santos vai estrear Poliana Moça, que confrontará diretamente o Jornal Nacional, às 20h30. Já a Record, escalou Reis para confrontar com Carinha de Anjo e as Um Lugar ao Sol e Pantanal. Apesar de suas particularidades, as três novelas expõem a vontade das emissoras de trazer novamente a audiência afastada pelas incansáveis reprises.
A estratégica do SBT de apostar em novelas com mais tempo no ar é boa para emissora, uma vez, que mantém uma audiência razoavelmente boa e um faturamento modesto durante todo o ano. Além de baratear os custos da produção com esta rotina simplista. Vivendo uma crise de audiência com todos os programas em terceiro, a emissora de Silvio Santos luta para recuperar os números perdidos no horário nobre. Espera-se que Poliana Moça seja chamariz e impulsionem as atrações seguintes.
Ao contrário do SBT, a Record não conseguiu produzir Reis com um formato mais longevo e decidiu gravar a novela bíblica em um modelo de série, dividindo em temporadas. A primeira leva contará com 19 capítulos. Esta estratégia pode trazer um problema de hábito para os telespectadores menos atentos, afetando a audiência na faixa. Além disso, a faixa horário deve enfrentar uma concorrente de peso: Pantanal. Por conta se seus poucos episódios, a Record já adianta sua substituta, que será a série Todas as Garotas em Mim. Ela que entrará no revezamento com Reis e outra produção na faixa.
Mais tarde, começando por volta das 21h45, a Globo estreia dia 28, Pantanal. O remake é a sua carta coringa para retornar os altos números de audiências na faixa das novelas da nove, e, consequentemente aumentando o seu faturamento. A confiança também se repete no mercado publicitário, uma vez que Pantanal já tem uma fila grande de marcas para anunciar no horário.
Agora é esperar para saber qual ou quais novidades realmente se dará bem na TV Aberta. Entre elas, qual você está mais ansioso para acompanhar? Deixe sua opinião!