Rachel Sherazade ganhou novamente o processo trabalhista movido contra o SBT. Mesmo já tendo perdido outras vezes, o SBT recorreu contra a condenação, e acabou perdendo novamente. Além da derrota no tribunal, a emissora de Silvio Santos também tomou uma bronca do juiz do caso. O mesmo disse que não irá mais aceitar qualquer recurso da emissora contra a condenação.
O processo de Rachel Sherazade contra o SBT foi julgado pelo TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região). No recurso, o SBT pedia para que o juiz reconsiderasse o pagamento de R$ 500 mil à ex-contratada do canal. Na condenação, o valor cobria vínculo empregatício reconhecido e danos morais por tratamento discriminatório que Rachel teria sofrido em diversas ocasiões.
O SBT também tentou recorrer ao juiz quanto ao pagamento de advogados e adicionais por tempo de serviço, e todos foram negados pelo magistrado. O juiz considera que o processo movido por Rachel Sherazade é válido, e que houve quebra de direitos trabalhistas e assédio contra a jornalista.
LEIA TAMBÉM:
De saída do SBT, Rachel Sheherazade solta o verbo em entrevista
Ratinho detona Rachel Sheherazade e cria polêmica: “tirou você da escuridão”
Na decisão, o juiz disse o seguinte: “Nessa linha, é esperado que a embargante cesse a renovação dos argumentos acima destacados, já devidamente esclarecidos em sentença, até porque, neste ato, ela é advertida, nos termos dos artigos 793-A a 793-C da CLT. A insistência não será tolerada. Ante o exposto, acolho parcialmente os embargos de declaração opostos pela ré [SBT] somente para prestar os esclarecimentos pertinentes. Tudo nos termos e limites da fundamentação supra. Mantém-se íntegra, no mais, a decisão embargada”, concluiu o juiz do processo.
De revelação à censura, Rachel Sheherazade é dispensada pelo SBT
A jornalista Rachel Sheherazade, um dos principais nomes do jornalismo do SBT, teve seu destino definido pela emissora. De acordo com o jornalista do UOL, Ricardo Feltrin, o canal de Silvio Santos decidiu dispensar a jornalista, após 9 anos. O contrato vence dia 31 de outubro.
Revelada na TV Tambaú, afiliada do SBT em Paraíba, a jornalista ganhou grande notoriedade nacional ao opinar no telejornal local sobre o carnaval, em 2011. O vídeo de Rachel Sheherazade com duras críticas ao festival viralizou na internet, chamando a atenção de Silvio Santos, que decidiu contratá-la para o SBT Brasil, reformulando o jornalístico complemente.
A chega em cadeia nacional foi de estrela, com aval e liberdade garantida pelo dono da emissora. Forte crítica do governo, na época, petista, a jornalista ganhou mais visibilidade com opiniões controversas e polêmicas, virando um símbolo de oposição do governo e, se veiculando, involuntariamente, à ideologia de direita.
No entanto, as fortes opiniões exibidas para milhões de telespectadores começaram a incomodar. Críticas e ameaças ficaram comuns na vida de Rachel Sheherazade. Em 2014, após fortes pressão, Silvio Santos decidiu calar os jornalistas do canal e tirou o espaço opinativo do seus âncoras.
Na ocasião, o SBT divulgou que a mudança no SBT Brasil foi feita para preservá-los. Porém, foi apurado por alguns veículos de comunicações que a decisão aconteceu depois de uma pressão do governo federal, acontecendo, supostamente, ameaça de corte na verba publicitaria.
Após isso, Rachel Sheherazade limitou-se a opinar apenas em suas redes sociais e em algumas vezes, com caras e bocas e pequenos comentários na passagem de reportagens.
Em 2019, a âncora voltou a ser censurada após uma opinião em suas redes sociais. Silvio Santos não teria gostado da repercussão negativa de um vídeo de sua contratada e acabou afastando temporariamente a jornalista de suas funções no SBT Brasil. Na ocasião, Rachel ateve-se apenas em uma publicação com a legenda “afasta de mim esse: cale-se!”.
Em toda sua história no SBT, Rachel Sheherazade dividiu opiniões, incomodou e afrontou a muitos com seus fortes posicionamentos. Sendo amada por muitos e odiadas por outros milhares. Com passar dos anos, a jornalista mostrou novos posicionamentos, mas sem perder a garra e coragem para expor fatos e argumentos quem é que seja.