Os fãs de séries e filmes ficaram surpresos e um pouco frustrado com as últimas estratégias da Warner Bros Discovery, em relação ao HBO Max e Discovery+. A nova empresa formada após a fusão da Warner Media e Discovery está desenvolvendo um novo serviço de streaming que promete unificar as duas plataformas citadas acima e também conteúdo da CNN e esportivos.
Em uma das atitudes mais questionáveis foi a paralisação das produções para HBO Max em vários países. Uma grande parte da Europa e países que o serviço estava marcado para chegar. Assim, as produções Nórdicas, Turcas, Holandesas e da Europa Central em desenvolvimento foram canceladas. Aqui no Brasil, as novelas também foram paralisadas e novas produções já aprovadas esperam o fim da unificação para seguir com o desenvolvimento.
Outra surpresa desagradável foram a renovação de mais de 200 títulos em todo mundo. Uma parte deles são de produções feitas exclusivamente para a HBO Max. A resposta robotizada da assessoria da empresa não revelava nenhum detalhe sobre o futuro destes conteúdos: “Em preparação para a eventual unificação da programação HBO Max e Discovery+ em uma só plataforma, estamos constantemente avaliando nossa oferta para os nossos consumidores; e parte desse processo inclui a remoção de conteúdos selecionados”
Pelo o que já foi apurado por especialistas, os conteúdos removidos serão divididos em partes. Uma parcela vão ser licenciados para outros streamings ou canais de TV. A outra entrará como “novidades” para o novo streaming criado pela empresa. Ou seja, serão relançadas para impulsionar a nova marca. Cercado por segredos, o desenvolvimento da gigante plataforma de streaming segue a todo vapor. Até o momento o nome novo não foi definido e a data de estreia segue em discussão. Entretanto, a previsão é que a novidade chegue a vários países em 2023.
Em meio a tantas especulações, o chefão da HBO e HBO Max, Casey Bloys, teve seu contrato renovado por mais 5 anos. Seu desempenho ao comando da linear rendem grandes números de audiência e repercussão. Além disso, as produções tem aprovação com vários Emmys.
David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, tem afirmado que este será o novo diferencial do streaming da empresa: “qualidade”. Apesar de cortes financeiros, ele assegura que as produtoras terão investimento necessários para continuar trazendo para o público os melhores conteúdos. Em recente entrevista: “O mundo mudou e não é sobre o quanto, é sobre o quão bom”.
Desde a fusão, a Warner Bros. Discovery cancelaram várias produções que estavam com baixa audiência e repercussão. A meta de economizar $3 bilhão de dólares em serão alcançados por demissões de funcionários não necessários, cancelamentos de séries, gastos mais específicos e redução de conteúdos. Inclusive, os canais TBS e TNT deixaram produzir originais roteirizados. Além disso, a empresa pretende lucrar com licenciamentos e novas produções para outros streamings ou canais de TV.