Prefeitura do Rio libera público para final da Copa América. De acordo com a prefeitura, o evento pode ser considerado como teste para futuras competições com público na cidade. A liberação vai acontecer em apenas 10% de cada setor do Estádio Maracanã.
Agora cabe a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidir de vai utilizar todo o estádio ou parte dele para definir qual será a capacidade total. De acordo com site Agência Brasil, o prefeito Eduardo Paes disse que será necessário que as pessoas comprovem o resultado negativo no teste de COVID-19. Além disso, deverão usar máscara e ter o distanciamento social.
“Se eles [diretores da Conmebol] forem usar todos os setores e o estádio cabe 65 mil pessoas, vão ser 6.500. Se resolverem usar o setor mais vip, que cabe 5 mil pessoas, vão ter só 500 pessoas, então, 10% por setor. A decisão é deles, e a partir daí vamos fiscalizar e todo mundo será devidamente testado”, afirmou o prefeito.
O secretário de saúde do Rio de Janeiro/RJ, Daniel Soranz, afirmou que a solicitação da Conmebol era para 50% de público. No entanto, a prefeitura considerou inadequado o pedido, visto que o cenário pandêmico segue presente na cidade. Brasil e Argentina disputam a final da Copa América neste sábado (10) às 21:00 horas. A transmissão começará às 20:00 horas pelo SBT.