Assim como no Brasil, Pantanal vem sendo vista como a salvação da audiência também em outros países. Em Portugal, a trama de Bruno Luperi irá ser adiantada e a emissora já começou a exibir as chamadas em sua programação, e também em suas redes sociais. A expectativa da emissora é grande para que o folhetim recupere a audiência do canal, assim como aconteceu no Brasil.
“Não está a acreditar, mas é verdade! Pantanal, a novela que marcou toda uma geração, está de volta à SIC! Com paisagens de uma beleza surreal, um super elenco, e uma história para lá de emocionante, temos a certeza que este novo Pantanal, vai mexer consigo. Brevemente, na SIC”.
Em Portugal, atualmente é exibida a novela Por Ti, original do país, mas que vem fracassando de forma retumbante na audiência. Inclusive vem perdendo para a trama Festa a Festa, da TVI, canal concorrente da SIC no país. Outra novela da SIC, Amor Amor, vem perdendo para a TVI, que exibe a sua novela Quero é Viver no mesmo horário.
A SIC exibe outras novelas brasileiras em sua programação, atualmente as reprises de Fina Estampa e Amor Eterno Amor. Um Lugar ao Sol iria estrear no canal, mas teve sua exibição adiada por tempo indeterminado. Provavelmente pelo fracasso no Brasil, a emissora portuguesa não quis correr o risco de perder ainda mais audiência.
Assim como se espera em Portugal, Pantanal tem sido salvação da Globo no Brasil
Pantanal estreou no final do mês de março (28). E a Globo vem criando expectativas com o aumento já notório da audiência de Pantanal. A trama assinada por conseguiu o feito de subir os índices pífios de Um Lugar ao Sol que fechou com média na Grande São Paulo de 22,8 pontos. A novela rural fez os números de audiência subirem 22% e tem uma média em sua primeira semana de 26.3, superando sua antecessora que amargou o pior índice de audiência do horário.
Segundo Flávio Ricco, nos bastidores da emissora carioca, a alta cúpula da emissora, acredita na elevação dos números de audiência ainda mais, a partir da nova fase que deve acontecer na semana de 18 de abril. Assunto foi debatido em reuniões na semana passada foi discutido sobre os índices de audiência e outras coisas.
A Globo entende que suas concorrentes Reis (RecordTV), Poliana (SBT) e Faustão (Band) tem uma parcela de audiência bem representativa e distribuída entre elas.
Mas a confiança da emissora carioca cresce à medida que a audiência de Pantanal mostra altos picos. Acredita-se que a próxima fase com a chegada de Juma (Alanis Guillen) e de outros personagens interpretados por Marcos Palmeira (José Leôncio) e Dira Paes (Filó) por exemplo elevem os números do ibope.