Por que a televisão aberta ainda atrai público? Desde que a televisão se popularizou na casa do brasileiro, as programações das emissoras disputam a preferência do telespectador. Mesmo com a chegada da televisão paga e também do streaming, a televisão aberta continua tendo seu grande espaço.
Globo, SBT, Record, Band são as maiores emissoras do país e continuam investindo alto em uma programação que consiga falar com todos os públicos, exigência básica de sucesso na televisão aberta. Conseguindo isso, o grande público consegue se movimentar nestes canais e acabam nem se lembrando das opções pagas.
No entanto, existe um outro fator importante, a repercussão. O que acontece na televisão aberta vira motivo de discussão no dia a dia, jornais e redes sociais. Quanto maior o público de um programa, maior será a possibilidade de grande repercussão.
Na televisão aberta, o brasileiro encontra aquilo que ele busca com espaço disponível. Novelas, partidas de futebol, programas de entretenimento e telejornais com uma linguagem popular e menos técnica que os canais pagos.
Contudo, a condição social do Brasil deve ser levada em conta. O país está em subdesenvolvimento, ainda com baixa escolaridade e baixo poder de compra. De acordo com este cenário, boa parte dos brasileiros não possuem acesso para consumirem produtos privados, ficando com a televisão aberta.
TV Cultura é a quinta maior emissora do Brasil em audiência no mês de abril
A TV Cultura já pode comemorar os resultados do mês de abril,segundo dados divulgados pelo Ibope, a TV Cultura fechou o mês de abril ocupando a quinta colocação no ranking das emissoras de televisão do Brasil. Mesmo estando em empate técnico com a RedeTV!,a TV Cultura está com 11 décimos de vantagem da sua principal concorrente,a emissora do Amilcare. A RedeTV! está com 0,8 ponto,ocupando a sexta colocação e a TV Cultura em quinta com 1,8 ponto de média.
Veja o ranking:
Média Comercial (07h00 às 00h00)
| 1° – Globo : 14,9 | 2° – SBT : 5,5 | 3° – Record : 3,7 | 4° – Band : 2,4 | 5° – Cultura : 1,8 | 6° – RedeTV! : 0,8 | 7° – Gazeta : 0,4 |