Por que a audiência no Natal é tão baixa? Dezembro costuma ser o mês mais difícil para as emissoras de televisão aberta no país. Com a queda de audiência, os executivos evitam estrear produtos neste período do ano, assim deixam de correr riscos.
Cada produto lançado exige grande investimento que movimenta o mercado e a consequência de faturamento. Entretanto, não é só isso, a audiência também influencia na continuidade do programa ou não. Neste ponto, dezembro acaba sendo um mês muito arriscado para qualquer mudança na programação ou estreia. Todavia, qual é o motivo da baixa audiência?
O Natal também é uma data comercial, movimenta a economia do país. As pessoas tem o hábito de comprar presentes e alimentos para a tradicional “Ceia de Natal” em família. Contudo, o percentual de pessoas que ficam em casa nesta época diminui. Sendo assim, o número de televisores ligados também cai devido as compras de Natal.
De acordo com outro grupo de pessoas, é o momento ideal para viajar e encontrar a família que está distante. Antes de tudo, a movimentação deste grupo também interfere nos números de audiência de São Paulo, em outras grandes cidades e também no PNT (Painel Nacional de Televisão).