Pantanal, que recém-estreou na grade da Globo, teve um bom início no Ibope. Ontem, mesmo começando uma hora mais tarde do que o horário habitual, repetiu os mesmos índices de estreia, segundo dados consolidados do Kantar Ibope. Porém, hoje a novela terá uma “prova de fogo”, que irá definir se a mesma terá fôlego para segurar o público pelos próximos meses; entenda:
Pantanal hoje irá concorrer diretamente com o jogo de ida da final do Paulistão, entre São Paulo e Palmeiras. Um jogo bastante importante, e que tem tudo para liderar na audiência, e provavelmente fazer uma novela das nove da Globo fechar em segundo lugar pela primeira vez em quase 7 anos.
O jogo da semifinal do Paulistão, exibido pela Record no domingo, conseguiu liderar de ponta a ponta, e fez a emissora ter a maior audiência em 6 anos (20,2 pontos). Com um clássico entre São Paulo e Palmeiras, a Record espera superar esses índices. E, levando em conta o share do horário, é bem possível que somente com esses números, Pantanal seja deixada para escanteio na disputa.
A RecordTV vem divulgando pesado esse jogo, e espera obter índices históricos. A Globo também segue divulgando pesado Pantanal e suas outras novelas. Ela sabe, sim, que sua novela tem chance de amargar o segundo lugar em plena semana de estreia, mas luta para que não ocorra. Caso o jogo não consiga liderar, é uma das provas que Pantanal conquistou o público, e deve ser um grande sucesso.
Pantanal: alta expectativa pode gerar alta decepção na Globo
Pantanal estreia hoje na Globo, e assim como Poliana Moça (SBT) e Record (Reis), tem a mesma missão: elevar os índices. Diferente da Record e SBT, Pantanal estreia substituindo uma inédita, que foi esnobada pela própria Globo: divulgação péssima, história confusa, que resultaram no pior resultado da história para o horário das nove, e a Globo pretende reverter isso com Pantanal. A grande questão é: a Globo aposta no sucesso graças à sua grande divulgação, mas só isso é necessário?
Pantanal vem sendo divulgada pela Globo já há bastante tempo. Ainda no início de 2021, em uma chamada divulgando o retorno das novelas inéditas, a emissora citou a novela, que ainda nem tinha começado a ser gravada. Enquanto Um Lugar ao Sol, teve uma divulgação abaixo do esperado.
O remake vem ganhando divulgação em praticamente todos os programas da casa, matéria no Fantástico, Globo Repórter, Mais Você… Até a logo da emissora no Twitter foi alterada em comemoração à estreia da novela. Divulgação de helicóptero também aconteceu, algo que nunca tinha sido feito pela Globo, a expectativa é alta.
Mas só uma boa divulgação, imagens lindas (novela gravada em 8k), não bastam. Essa divulgação gigantesca me lembra Deus Salve o Rei, divulgada em todos os cantos pela Globo, porém o principal faltou na novela das sete: história. Passou longe de ser um fracasso, fechando com 25.6 de média geral, mas derrubou de Pega Pega, que sendo uma história super clichê fechou com 28.8.
Dificilmente a trama derrubará ainda mais os índices de Um Lugar ao Sol. Mas será que se escorar em uma boa divulgação, no apego afetivo pela versão original, e em lindas imagens irá chamar o público? Não, somente se a novela tiver uma história boa, cativante e que faça o público se prender em frente a TV, ansioso pelos próximos capítulos. Apesar de bastante criticado, Walcyr Carrasco faz isso com maestria. Mas a Globo não pode depender dele para sempre, e nem o terá para sempre.
Leave a Reply