Pantanal realmente mostrou a que veio para a Globo, e em pouco menos de um mês no ar já cumpriu seu principal papel: elevar a audiência da emissora. Mesmo recebendo da pior audiência da história da faixa (Um Lugar ao Sol), a trama vem fazendo uma elevação digna, e já é um fenômeno na Globo.
Ontem, Pantanal marcou 30,2 pontos de média, segundo dados consolidados do Kantar Ibope. É o melhor índice da novela, superando os 29,4 pontos que marcou em 7 de abril, e também o melhor índice da faixa desde o final de Império, em novembro de 2021. Sua antecessora nunca havia chegado aos 30 pontos, sendo 25 pontos o seu recorde.
É também o primeiro produto da televisão brasileira a ultrapassar os 30 pontos de média em 2022, os que mais chegaram perto foram Pantanal e a final do Mundial de Clubes na Band. O maior pico, no entanto, ainda pertence a Band, com 36 pontos. Pantanal contudo, deve ultrapassá-lo muito em breve.
Pantanal não repete “flop” de ULAS e Globo se anima
Pantanal estreou no final do mês de março (28). E a Globo vem criando expectativas com o aumento já notório da audiência de Pantanal. A trama assinada por conseguiu o feito de subir os índices pífios de Um Lugar ao Sol que fechou com média na Grande São Paulo de 22,8 pontos. A novela rural fez os números de audiência subirem 22% e tem uma média em sua primeira semana de 26.3, superando sua antecessora que amargou o pior índice de audiência do horário.
Segundo Flávio Ricco, nos bastidores da emissora carioca, a alta cúpula da emissora, acredita na elevação dos números de audiência ainda mais, a partir da nova fase que deve acontecer na semana de 18 de abril. Assunto foi debatido em reuniões na semana passada foi discutido sobre os índices de audiência e outras coisas.
A Globo entende que suas concorrentes Reis (RecordTV), Poliana (SBT) e Faustão (Band) tem uma parcela de audiência bem representativa e distribuída entre elas.