Pandemia muda a postura do público na TV aberta. Um divisor de águas está acontecendo na televisão aberta em relação ao telespectador. Antes de pandemia, o público na televisão aberta tinha um comportamento. Com a pandemia, a situação mudou muito.
Um grande fator para esta mudança é a popularização do streaming, que hoje está presente em diversas plataformas com preço acessível ou gratuito. Isso fez com que a preferência do telespectador esteja ainda mais disputada. Quem está com o controle na mão pode escolher entre a televisão aberta, fechada, pay-per-view, ficar apenas na internet, rádio ou ir para o seu streaming favorito.
Essa popularização do streaming diminuiu o número de televisores ligados nas emissoras abertas, como Globo, SBT e Record TV. Isso faz com que a televisão aberta invista mais na programação para conseguir atrair o público que segue com o seu controle remoto.
Leia Também:
No fundo do poço, SBT tenta reagir, mas resultado é desastroso
Lipe Ribeiro diz que quer programa na televisão aberta
Divulgação
A divulgação dos produtos da televisão aberta ficou maior e mais insistente, além de ser múltipla. Hoje em dia você encontra essa divulgação em pontos importantes da cidade, meios de transporte público e até em prédios de alta visibilidade. Sem falar dos comerciais na televisão aberta e também nas redes sociais.
No entanto, mesmo com o “bombardeio”, os números de audiência tiveram queda em todas as emissoras. No caso mais recente, antes da pandemia, uma nova novela do SBT conseguia estrear entre 12 e 15 pontos. “Poliana Moça” teve ótima divulgação em massa e estreou com 9 pontos. Outro exemplo são as novelas bíblicas da Record TV que também costumam ter dois dígitos de audiência, entretanto “Reis” estreou com os mesmos 9 pontos. A Globo também não consegue fugir e tem visto queda de audiência em todas as suas novelas.
Leave a Reply