Nos Tempos do Imperador, novela das 18h sequência de Novo Mundo teve finalmente sua estreia confirmada, depois de diversos adiamentos. É a primeira novela totalmente inédita desde o início da pandemia, pois em março de 2020 teve as gravações interrompidas e retornaram apenas em novembro, pois por ser uma novela de época dá mais trabalho de ser gravada. A novela começa em 1856, pouco mais de 30 anos após a independência do Brasil. Os autores, que estavam escrevendo a novela desde 2018, comemoraram a tão aguardada confirmação da estreia, que acontece em 09 de agosto de 2021, um ano e 5 meses após a data original, que seria em 30 de março de 2020. Essa notícia foi confirmada pela própria Globo, em comunicado.
“Foi a mesma sensação de ter uma sinopse aprovada, o melhor sentimento possível”, conta Alessandro Marson, autor da novela juntamente com Thereza Falcão. Os personagens interpretados por Guilherme Piva e Vivianne Pasmanter, que fizeram muito sucesso em Novo Mundo, voltam mais velhos mas não menos trapalhões e trapaceiros. Mas os autores adiantam que grandes surpresas ainda estão por vir.
Nos Tempos do Imperador começa em 1856, um pouco mais de 30 anos após a independência do Brasil, é sobre conquistas, batalhas, vitórias e derrotas. É sobre escolhas e sacrifícios. Nos Tempos do Imperador, que é ambientada no Rio de Janeiro, se desenvolve num Brasil jovem, que ainda busca sua identidade. A novela acompanha momentos importantes da vida de Pilar (Gabriela Medvedovski), Jorge/Samuel (Michel Gomes), o imperador Dom Pedro II (Selton Melo), a imperatriz Teresa Cristina (Leticia Sabatella) e Luísa, a condessa de Barral (Mariana Ximenes), ao longo dos anos, e traz uma história de amor e esperança, com elementos históricos, que remetem aos dias atuais.
Nos Tempos do Imperador vem com o objetivo de recuperar a audiência perdida com as reprises, pois atualmente a única na meta de audiência é Salve-Se Quem Puder, que segue com o resto dos capítulos inéditos.
O diretor artístico da novela falou sobre as dificuldades de gravar uma novela na pandemia, veja: “Estamos fazendo algo inédito. Normalmente, na estreia, temos 18 capítulos gravados e ficamos trabalhando com uma frente de 10, 12 capítulos em uma semana de gravação. Nessa novela, fomos montando o roteiro otimizando as gravações com elenco, estúdio e equipes. Às vezes, gravamos em um mesmo dia os capítulos 28 e o 80, por exemplo. Gravar com todo esse espaço em um único dia, encontrar a emoção desses personagens levando em conta esse intervalo é mais um desafio para os atores, direção e continuidade. Mas estamos aprendendo a fazer novela dessa forma. O protocolo nos provoca a fazer algumas coisas diferentes do que estávamos acostumados. Contamos a nossa história seguindo todas as normas e com todos muito empenhados para fazer o melhor possível”, afirma o diretor.
Nos Tempos do Imperador, a próxima novela das seis, é criada e escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, com Julio Fischer, Duba Elia, Wendell Bendelack e Lalo Homrich e tem direção artística de Vinícius Coimbra, direção geral de João Paulo Jabur e direção de Guto Arruda Botelho, Alexandre Macedo, Pablo Muller, Joana Antonaccio e Caio Campos. E estreia em 9 de agosto de 2021.