[ruby_related total=5 layout=5]

Netflix perde 6 bilhões de dólares por ano com compartilhamento de senhas

Netflix
Netflix cria taxa para membros adicionais e tenta barrar compartilhamento de contas (Foto: Netflix/Reprodução)

A Netflix vem passando por uma situação delicada. Tendo perdido 200 mil assinantes no último trimestre, a plataforma vem buscando formas de reaver esses assinantes, mas sofre com algo que gera um prejuízo bilionário: o compartilhamento de senhas. Segundo um relatório do Daily Mail, a empresa perde cerca de US$ 6,25 bilhões por ANO.

A Netflix, por ser o streaming mais caro vem sofrendo uma desaceleração no número de assinantes, levando em conta que ganhou quase 40 milhões somente em 2020, na pandemia. Porém, agora com a concorrência maior de streamings como HBO Max e Disney+, ela vem sofrendo com a debandada.

Com os preços altos e o mundo em crise, muitos apelam para meios ilegais de conseguir senhas, ou até dividem perfis com diversas pessoas. Atualmente, a Netflix permite até 5 perfis, “na mesma casa”, porém isso não é cumprido por praticamente ninguém, e a empresa vem perdendo muito com isso. O aumento nos preços também foi responsável por essa queda no número de assinantes.

Ainda segundo a pesquisa, até 36% dos usuários da Netflix compartilham sua senha com pelo menos um membro da família e 13% com um amigo com quem não vivem na mesma residência. Já 32% e 13%, respectivamente, fazem o mesmo com a assinatura do Disney+. O diretor da empresa lamentou, dizendo que isso “impede de investirem em novas séries e filmes de qualidade para os assinantes”.

Em alguns países, a Netflix está MULTANDO quem compartilha senhas; veja

A Netflix iniciou um novo teste para barrar o compartilhamento de senhas dos usuários à estranhos e familiares distantes. A atitude da “Tudum” é severa e aumentará a segurança das contas, limitando acessos para apenas usuários que morem na mesma casa. A ideia é que cada conta seja utilizada com o mesmo IP (é um rótulo numérico atribuído a cada dispositivo conectado a uma rede de computadores).

Para quem estiver fora de casa e quiser assistir a Netflix, o usuário poderá cadastrar seu novo IP atrás de verificações de dois fatores. Um código será enviado para o e-mail do pagante para que ele digite no aplicativo em cada novo acesso. Além disso, a empresa líder no mercado de streamings, criou uma espécie de “multa” para quem quiser seguir compartilhando senhas para outras pessoas.

Na nova atualização nos termos de uso do aplicativo, a empresa anuncia a funcionalidade de “Extra Member”. Com isso, assinantes dos planos Standard e Premium da Netflix poderão adicionar contas subsidiárias para até duas pessoas com quem não vivem, cada uma com seu próprio perfil, recomendações personalizadas, login e senha. A taxa adicional será de 33% do valor do plano.

Os testes desses novos recursos começarão no Peru, Chile e Costa Rica. Para os paises citados, a empresa bilionária, notificará nas próximas semanas, os assinantes que compartilham sua conta fora de casa sobre as novas opções. O usuário pode decidir o que fazer a partir daí.

Chengyi Long, diretor de inovação de produtos da Netflix escreveu em seu blog esclarecendo sobre os novos recursos da empresa. “Sempre facilitamos que as pessoas que vivem juntas compartilhem sua conta na Netflix, com recursos como perfis separados e vários fluxos em nossos planos Standard e Premium.”(tradução literal)

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies.  Saiba mais