Chiquititas, que está no ar pelo SBT com sua terceira exibição, registrando baixíssimos índices de audiência, mas na reta final, e só agora teve problemas com o Ministério da Justiça. A novela foi reclassificada nesta quinta (11) pelo Ministério da Justiça, agora a sua classificação indicativa é de imprópria para menores de 12 anos.
De acordo com a nota emitida pelo próprio Ministério da Justiça, o motivo da reclassificação é o seguinte: Chiquititas apresenta violência (com tendências de ato violento e exposição ao perigo de crianças e adolescentes), drogas lícitas e linguagem imprópria. Tanto na primeira exibição, entre 2013 e 2015, e na primeira reprise, entre 2016 e 2019, a novela de Íris Abravanel recebeu a classificação livre.
É a segunda vez que uma novela infantil do SBT sofre reclassificação pelo MJ, a primeira foi As Aventuras de Poliana, que em 2019 foi reclassificada como imprópria para menores de 10 anos. Na época, o despacho publicado pelo MJ dizia que: a trama supervaloriza o consumo, mostra cenas de preconceito, bullying, personagens em situações degradantes e constrangedoras.
No despacho, o Ministério da Justiça definiu os agravantes para reclassificação como: Parte do conteúdo de linguagem depreciativa (10 anos), de ato violento (12 anos), de descrição de violência (12 anos), de violência psicológica (12 anos) e a exposição ao perigo (12 anos) são agravadas por conteúdo inadequado com criança ou adolescente; O ato violento (12 anos) e a exposição ao perigo (12 anos) são agravadas, ainda, por relevância e, parcialmente, por contexto.