MasterChef termina com a pior audiência da história. O reality culinário da Band não conseguiu recuperar a audiência nesta temporada e terminou com a pior média do formato desde 2015. Nos 24 episódios, o reality teve uma média de 2,32 pontos na Grande São Paulo, uma perda de 67% na audiência em relação a temporada de 2015. Esta edição teve o melhor desempenho do formato com 7,2 pontos de média geral.
No entanto, o “MasterChef” conseguiu ótimos números no faturamento e engajamento nas redes sociais nos seus episódios. Entretanto, toda essa movimentação não se converteu em audiência na televisão. Em 7 anos, a Band produziu oito edições com amadores, três com profissionais, uma com crianças e uma envolvendo participantes antigos. Esse alto número de edições em pouco tempo gerou a consequência de desgaste da atração.
De acordo com o TV Pop, a Band vai transformar o formato em diário, não mais semanal. A emissora do Morumbi tem observado o sucesso do formato diário na Argentina e acredita que assim poderá reverter o desgaste. De acordo com o jurado Henrique Fogaça, jurado do “MasterChef”, as gravações da nova temporada começam em abril de 2022. Essas gravações vão durar 4 meses, a Band ainda não definiu a data do lançamento do programa.