Sabe-se que quando uma trama é reprisada em uma determinada emissora, os atores e parte da produção envolvidos na mesma, recebem um valor a mais pela reexibição. Porém um caso curioso surgiu recentemente, a Globo, a maior emissora do Brasil, e a que mais lucra, está sendo acusada de ser ‘mão de vaca’. Vários profissionais que foram contratados pela emissora questionam o valor pago pelos direitos de imagem e direitos autorais, que são considerados muito baixos. E isso se soma ao fato de que agora não são exibidas apenas no Vale a Pena Ver de Novo, agora também há as exibições internacionais, no VIVA ou no GloboPlay.
Segundo informa o site TV Pop, com informações de Flávio Ricco, o caso mais recente da atitude mão de vaca da Globo foi com o ator Felipe Folgosi, que alega ainda ter dinheiro pra receber de exibições de novelas na Globo. Esses valores pagos são diferentes para atores e autores. Segundo o autor Marcílio Moraes, os intérpretes recebem os direitos conexos. Já os valores de direitos autorais são recebidos pelos autores-roteiristas e diretores, conforme a Lei 9610/98. O novelista se movimenta para conseguir receber esses direitos das exibições na TV por assinatura e no streaming.
Não é o primeiro caso de ‘mão de vaca’ da Globo. Em 2020, as atrizes Maria Zilda Bethlem e Elizângela reclamaram do valor pago pelas reprises no canal Viva, chamando o dinheiro de ‘esmola’. Uma das atrizes destacou que recebeu apenas 237 reais e 40 centavos por toda exibição de Selva de Pedra (1986) no VIVA, em 2019.
Leave a Reply