Quando o SBT anunciou uma nova faixa de novelas na hora do almoço, alguns sites noticiaram que a novela Ana Raio e Zé Trovão, da Manchete, seria uma das escolhidas. Porém, logo depois o SBT confirmou que não iria acontecer, e que as reprises seriam Carrossel, Esmeralda e Paixões Ardentes.
Mas a pergunta ficou, porque o SBT decidiu não reprisar a novela de sucesso da Manchete, já que foi exibida em 2010? O SBT tem os direitos sobre a versão original de Pantanal? E a resposta, é NÃO. A única das tramas da Manchete que o SBT possuía os direitos oficialmente era Pantanal, e mesmo assim deu um grande problema na justiça, que vamos explicar mais abaixo.
Por isso a exibição de Ana Raio e Zé Trovão foi cancelada. Exibir a novela de 1990 da Manchete seria ilegal para o SBT, que não possui os direitos. E o SBT não queria outra briga como a com Benedito Ruy Barbosa, que foi feia e até hoje rende processos, entenda mais abaixo.
SBT exibiu Pantanal da Manchete e tomou processo; entenda a história completa
Em 2008, o SBT exibiu a versão original de Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa para a falida TV Manchete. Porém, o autor logo entrou com um processo contra a emissora, alegando que a edição da novela apresentada pela emissora, com cortes de cenas e supressão de diálogos, teria atingido sua honra e reputação.
Os cortes feitos pelo SBT na novela seriam devido a danos que as fitas originais tinham sofrido. Foi na mesma época que a Globo adquiriu os direitos da trama para fazer o remake (que está no ar hoje). Bem, o processo movido por Benedito Ruy Barbosa foi negado duas vezes, até um ministro relator do caso dar parecer favorável. Entendeu-se que, apesar de o SBT ter comprado parte da Manchete, seria necessário uma autorização do autor para exibí-la.
Então, em 2009 o autor ganhou o processo contra o SBT, e o STJ decidiu que os direitos de Pantanal são de Benedito Ruy Barbosa, e não do acervo da Manchete. Recentemente, Benedito Ruy Barbosa, autor da versão original de Pantanal, ganhou um novo processo movido contra o SBT. E agora a emissora de Silvio Santos terá de lhe pagar um grande valor em dinheiro, que ainda será definido pelo Superior Tribunal de Justiça.
O SBT já havia pago R$ 250 mil a Benedito Ruy Barbosa pelo processo movido, porém desde a época o autor achou o valor baixíssimo, e chegou até a pedir R$ 50 milhões, que foi negado pela justiça. Nesta terça, porém, o STJ acatou o pedido do autor, e uma perícia será feita para decidir o novo valor a ser pago pelo SBT, já que o autor diz que a emissora ganhou muito mais com a exibição em 2008.