As Eleições de 2022 estão a cada dia se aproximando mais, e a corrida eleitoral desse ano promete ser bem conturbada. E, seguindo os passos de seu maior rival Bolsonaro, Lula afirmou hoje que irá decidir para quais debates participará, e que não irá para todos. O ex-presidente já disse que não irá para o da Jovem Pan, e ainda ameaçou não participar do da Globo, o mais tradicional de todos.
Mesmo que a Jovem Pan tenha se esforçado para conseguir fazer um debate esse ano, o líder nas pesquisas Lula diz que não participará, devido o canal ser Bolsonarista. Então, não irá estar presente na emissora dia 09 de agosto para debater com os concorrentes, e não há quem faça mudar de ideia.
Na visão do PT e de Lula, um debate na Jovem Pan não acrescentaria em nada à sua campanha, nem em repercussão e nem em audiência. Por ser Bolsonarista, a cúpula do partido acredita que o canal possa manipular as falas dele contra ele mesmo. Já Bolsonaro, já confirmou presença e será tratado como estrela. Também são esperadas as presenças de Ciro Gomes (PDT) e Felipe D’Ávilla (Novo).
Segundo informações do site NaTelinha do UOL, mesmo sabendo que será difícil Lula mudar de ideia, a Jovem Pan tentará trazê-lo para o debate, e vem tentando buscar um acordo com o PT. Na visão deles, seria uma derrota não ter o líder das pesquisas em seu primeiro debate.
Lula também afirmou que provavelmente não irá no Debate da Globo. Ele já havia dito que também não concederia entrevistas à emissora, e que só aceitará ser entrevistado se for ao vivo, afim de que a emissora não edite nada. Mesmo liderando as pesquisas, o candidato disse que só irá à emissora se a Globo fizer um pedido de desculpas oficial, já que ele considera que a emissora o prejudicou. Na época de sua prisão, a Globo fez uma cobertura gigante. Em 2006 ele fez o mesmo, e por causa disso não reuniu votos para garantir vitória no primeiro turno.
SEGUINDO OS PASSOS DE SEU RIVAL?
Essa decisão de Lula pode cair como uma luva para os seus inimigos. Já que, em 2018 eles foram os principais a criticar Jair Bolsonaro por se ausentar nos debates. Na época, em 2018 ele só chegou a participar dos debates na Band e RedeTV!, pois sofreu o atentado à faca logo depois. Mesmo após sua recuperação, não quis participar do Debate da Globo no segundo turno, e este teve de ser cancelado.
Haddad, rival de Bolsonaro até tentou ir para o “debate” sozinho, para ser ‘diferente’ de Bolsonaro, mas a Globo recusou, já que seria totalmente diferente do formato original de seus debates.
Assim como Lula, William Bonner não deve estar no Debate da Globo em 2022
Diferente das últimas eleições presidenciais, o apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, afirmou à Globo que não quer mediar o debate presidencial em 2022. Ele não esconde de ninguém o cansaço que sente no seu trabalho no Jornal, principalmente desde o começo da pandemia. Sendo alvo de ataques de vários lados, principalmente de apoiadores e do próprio Presidente Bolsonaro.
Devido a essa perseguição, William Bonner disse à Globo que não quer mediar o debate esse ano, porém a Globo acha que até lá ele mudará de ideia. Visto que, pra emissora ter o apresentador do principal jornal mediando o debate, é essencial. Mas a emissora já busca um plano B, para caso o jornalista não mude de ideia.
Além de não mediar os debates, William Bonner já mostrou seu desejo de se aposentar em breve do cargo. Ele demonstra muito cansaço devido aos ataques que vem sofrendo e à intensa rotina. A Bial, ele disse que ficou muito tempo sem sair de casa, porque era xingado por Bolsonaristas na rua.
A Família Marinho e o diretor de jornalismo Ali Kamel tentam convencer William Bonner a continuar esse ano, prometendo que seria o último. Por enquanto, ele segue irredutível e não quer ser o rosto das Eleições 2022, com medo de represálias dos apoiadores de Bolsonaro e Lula, já que essas eleições tendem a ser bem polarizadas.
Caso William Bonner realmente não medie o Debate de 2022, a Globo já começa a preparar um plano B. Alguns nomes estão sendo cogitados pela emissora para assumir a apresentação dos próximos debates. Vale lembrar que o jornalista está no comando desde 2022, eleição que consagrou Lula como Presidente pela primeira vez. Esse ano, ele tentará uma segunda reeleição.
Os principais nomes cotados são: Renata Vasconcellos, que também é colega de William Bonner no Jornal Nacional, e entrevistou os candidatos em 2018. Outros nomes cotados são: César Tralli, que atualmente comanda o Jornal Hoje. E também Andreia Sadi, que é um grande nome dos bastidores da política brasileira.