A Libertadores não foi o único campeonato que a Globo e a Disney adquiriram recentemente, mesmo sendo o mais importante. Em anúncio feito hoje pela CAA Eleven, que a Globo e Disney adquiriram os direitos da Liga das Nações da UEFA pelos próximos três anos, e as transmissões já iniciam em junho;
Na Liga das Nações, a Globo e a Disney vão dividir os jogos meio a meio entre si, e a disputa conta com grandes países como Alemanha, França, Itália e Espanha. Os jogos serão exibidos tanto na TV pela Globo/SporTV e ESPN quanto no streaming pela GloboPlay e STAR+. É a primeira vez que a disputa será mostrada em TV aberta, sendo as partidas das semifinais e das finais.
É a primeira vez que a Globo exibe um campeonato Europeu em quase 4 anos, desde que rompeu o contrato da Liga dos Campeões com a UEFA, que hoje está no SBT. A Globo quis comprar a Liga das Nações por não ser caro, e ajudar a programação do SporTV, que ficará sem Libertadores até 2026, já que a Globo só conseguiu os direitos para a TV aberta.
Já para a Disney, se torna bem vantajoso levando em conta que o streaming STAR+ com ESPN, possui a grande maioria dos campeonatos esportivos. Só não possui Brasileirão, Copa do Brasil e Liga dos Campeões. Essa compra também é uma jogada de sorte, pois é esperado que Brasil e Argentina entrem na competição a partir de 2024, o que poderia render muita audiência e faturamento.
Como funciona a Liga das Nações?
Cinquenta e cinco seleções participam da Liga das Nações seguindo as posições do ranking oficial. Todas estão divididas em quatro ligas, ou seja, A, B, C e D, sendo a primeira é a maior e a última é a de menor expressão.
As ligas A, B e C possuem dezesseis times, enquanto a D tem apenas sete disputando. Dessa maneira, são seis rodadas na fase de grupos. Os líderes de cada um dos grupos da liga principal se classificam para a semifinal, enquanto nas outras três ligas os primeiros sobem de divisão, e os últimos são rebaixados.
A temporada 2022/2023 se inicia em 02 de junho e a final está prevista para 18 de junho de 2023.