Jornal Nacional consegue recuperar na audiência. O telejornal de William Bonner e Renata Vasconcellos vinha perdendo público desde a estreia de Faustão na Band. No entanto, o noticioso conseguiu ganhar fôlego nesta terça (23), confirmando o melhor resultado em uma terça desde o dia 11 de janeiro.
De acordo com os dados consolidados da Kantar Ibope, o “Jornal Nacional” registrou 23,3 pontos de média na Região Metropolitana de São Paulo. No dia 11 de janeiro, o telejornal registrou 24,5 pontos. O bom resultado ajudou a novela “Um Lugar ao Sol” que não anda bem na audiência.
LEIA TAMBÉM:
Mariana Ferrão afirma que se sentiu estuprada na Globo
Parque de diversões da Globo ganha data para abertura
No entanto, a trama de Lícia Manzo conseguiu a melhor terça desde a sua estreia. A novela registrou 24,9 pontos de média, superando os 24,7 do dia 14 de dezembro. “Um Lugar ao Sol” é forte candidata para se tornar o maior fracasso das produções das 21 horas da Globo. A média parcial da novela é de apenas 22,2 pontos, ficando longe de “Babilônia” (25,5).
O “Big Brother Brasil” também surfou na boa audiência do “Jornal Nacional” e “Um Lugar ao Sol” e conseguiu bons resultados. O reality show teve um dia de eliminação e conseguiu alcançar 26,1 pontos, se tornando a maior audiência do dia.
Racismo na Globo: emissora tentou esconder polêmica
As acusações de racismo na Globo por parte do diretor Vinícius Coimbra seguem rendendo. Na semana passada, o diretor foi afastado de Mar do Sertão após as denúncias virem à tona na mídia. Porém, segundo Fabrício Falcheti, do NaTelinha, a Globo já sabia desse caso desde as gravações da novela, e não tomou nenhuma medida, com medo de perder anunciantes caso a notícia chegasse ao público.
Como a novela já estava em baixa na audiência, a Globo temeu que a exposição do caso de racismo também levasse os patrocinadores embora. Então, montou uma grande operação para esconder o crime ao máximo enquanto a novela estava no ar. Também há o fato de que a Globo quer passar uma imagem de combate ao racismo e defesa das minorias. Contudo, esse caso de racismo na Globo vindo à tona, a narrativa muda completamente, ainda mais com a emissora tentando escondê-lo.
Quem denunciou?
O caso de racismo na Globo foi denunciado pelas atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues, que estavam em Nos Tempos do Imperador. E mesmo com o afastamento de Vinícius, outras medidas como demissão dele e dos envolvidos podem acabar acontecendo em breve, segundo informações, a Globo está apurando com calma o caso para entender o que e como aconteceu.
Os diretores Ricardo Waddington, dos Estúdios Globo, e José Luiz Villamarim, de Dramaturgia foram avisados pelas atrizes do caso de racismo, mas não tomaram nenhuma providência. Elas, então, fizeram a denúncia ao jurídico da emissora. Segundo elas, o diretor e a equipe tinham falas preconceituosas, e segregavam brancos e negros durante as gravações da novela, inclusive nos camarins.
As atrizes divulgaram uma nota sobre o caso de racismo na Globo: “Neste momento nós não vamos nos manifestar sobre o ocorrido. Estamos nos recuperando e precisamos de forças para seguir. Estamos acompanhadas de um corpo jurídico e tudo corre em sigilo. Nós queremos agradecer todo apoio, acolhimento, carinho e amor recebidos de todos vocês como cura neste momento. Nós não vamos sucumbir por antes de nós, por nós e para além de nós! Logo em breve será possível falar com todos”.
EXCLUSIVO: TV CULTURA PASSA REDETV! NO IBOPE COM NÁ OZZETTI; VEJA AQUI OS NÚMEROS
A TV Cultura obteve um feito nesta segunda-feira (19) e ontem (20): ficou à frente da RedeTV! no ranking de audiência com a reapresentação dos programas Repertório Popular e Imagem do Som, ambas que foram exibidas o show duplo da cantora e compositora Ná Ozzetti.
Tanto em São Paulo como nas principais regiões do país medidas pela Kantar Ibope Media.
Na média das 7h à 0h, em São Paulo, o ranking em pontos e share (participação no universo de TVs ligadas) ficou assim:
Segunda (19);
1° Globo – 14,5 pontos e 32% de share (5 em cada 12 TVs ligadas)
2° Record – 5,4 pontos e 11,7%
3° SBT – 4,6 pontos e 11%
4° Band – 2,5 pontos e 5,4%
5° Cultura – 0,9 ponto e 1,8%
6° RedeTV! – 0,6 ponto e 1,1%
7° Gazeta – 0,5 ponto e 1,1%
Repertório Popular 0,9 x 0,6 NFL Show
Terça (20);
1° Globo – 14,6 pontos e 32,1% de share (6 em cada 13 TVs ligadas)
2° Record – 5,5 pontos e 11,8%
3° SBT – 4,7 pontos e 12%
4° Band – 2,6 pontos e 5,5%
5° Cultura – 1,0 ponto e 1,9%
6° RedeTV! – 0,7 ponto e 1,3%
7° Gazeta – 0,6 ponto e 1,2%
Imagem do Som 1,0 x 0,7 Desce Pro Play
Cada ponto nessa medição equivale a cerca de 79 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo, considerada a maior praça do país.
A TV Cultura também ficou à frente da RedeTV! na média 24h (0,8 ponto e 1,7% x 0,7 ponto e 1,3%).
NO BRASIL
No mercado nacional (PNT), na mesma faixa 7h à 0h, a RedeTV! (0,39 ponto) ainda está na frente da TV Cultura (0,28), mas ainda está atrás da TV Brasil e suas reprises de novelas da Record (0,42 ponto).
Portanto, nessa faixa horária, a RedeTV! é a sexta colocada da TV aberta e não sétima como está coluna chegou a publicar.
OUTRO LADO – REDETV!
Procurada pela coluna para comentar o assunto, a RedeTV! enviou a seguinte nota:
“Nas faixas horárias em que são exibidos conteúdos produzidos pela RedeTV! há empate de audiência entre as emissoras, portanto a RedeTV! permanece na mesma posição que ocupava anteriormente no ranking. No horário nobre, a RedeTV! continua a frente na média mensal. Os dados da Kantar e cálculos estão à disposição da coluna.”