A estratégica da HBO Max para reivindicar um lugar no topo da pirâmide compostas com várias dezenas de streamings existente na atualidade é poderosa e gigante. Desde seu lançamento na América Latina e Caribe, a plataforma do conglomerado WarnerMedia mostrou que não quer apenas ser a terceira ou segunda opção do público, mas sim, a primeira, tirando a soberania da Netflix.
Conteúdo diversos para toda a família e gostos, descontos de 50% e promessas de produções locais foram os destaques da apresentação da HBO Max no Brasil e em outros 32 territórios da América Latina e Caribe. E o serviço de streaming segue a todo o vapor para entregar o mais completo e plural on demand. O movimento no mercado latino está bastante agitado com contratações importantes e desenvolvimentos de vários projetos. A ideia é ter conteúdo que represente cada nacionalidade, onde a HBO Max estiver disponível. E assim, oferecendo ao público um lugar ainda mais completo, juntando conteúdo das grandes marcas internacionais como DC, HBO, Warner Bros com produções locais, em parcerias com diversas produtoras.
Apesar do pouco tempo de existência no Brasil, o plano de dominância parece estar sendo trabalhado muito à frente do seu tempo. Enquanto a Netflix sofre para abastecer seu streaming com conteúdo nacional com poucos lançamentos e promessas que acabam sendo esquecidos, a HBO Max mostra mais eficiência com movimentos importantes. Como contratações de peso e desenvolvimentos de processos autorais e adaptações. No papel são mais de 140 projetos que serão desenvolvidos em todo o continente até 2024.
Já em seu primeiro ano no Brasil, o serviço estreou como Max Original série como Os Ausentes, Sandy+ Chef e The Cut. Além dos próximos lançamentos com Angelica, comando Jornada Astral e Ivete Sangalo com Onda Boa. Já em 2022, a HBO Max vai estrear sua primeira Telessérie, nomenclatura para o formato de novelas com 50 capítulos.
Os próximos anos da HBO Max no território latino serão bons para o público local e para o mercado audiovisual, confirmando a ‘garra’ do serviço para competir com gigantes consolidadas como Netflix e Prime Video.
No Brasil, a plataforma da WarnerMedia já anunciou contratações de nomes como: Pabllo Vittar, Luísa Sonza, Camila Pitanga, Ilana Casoy, Silvio de Abreu, Patrícia Andrade e Raphael Montes. E atualmente negocia com vários nomes, como: Grazi Massafera que está com quase certa para ser anunciada em breve.
Entre vários projetos ainda em segredo, a HBO Max fará o remake de Dona Beija, uma telenovela brasileira baseada em fatos históricos, exibida pela Rede Manchete. De acordo com Abril, os direitos da obra foram comprados pela WarneMedia, que a desenvolve como Telessérie.
Apesar disso, os streamings ainda estão longe de chegar a uma atuação local que ajude no crescimento econômico do audiovisual. No entanto, é bom acompanhar o movimento da HBO Max mesmo sem nenhuma obrigatoriedade. A força para atrair assinantes sempre virar em primeiro lugar. Claro que este forte investimento, forçará a concorrente também mexer no bolso e oferecer ainda mais conteúdo para seu público. Bom pra todos!
Leave a Reply