Gretchen, de 62 anos, está proibida desde 2012, 10 anos atrás de entrar nos Estados Unidos. Isso porque, em 2012, a cantora resolveu deixar o Brasil e ir morar nos Estados Unidos por um tempo, segundo a cantora, na época ela estava cansada do país e de não ter tranquilidade ao andar na rua pela imensa procura pelos fãs na rua, na época ela disse: “Quando decidi ir para os EUA estava em um momento… Não gosto de maltratar os meus fãs, mas eu estava naquele momento que o fã vinha pedir foto e eu começava bufar, não aguentava mais, não conseguia mais ser simpática. Estava naquele momento de querer uma vida normal, levar meus filhos para a escola, ter um relacionamento normal. Estava exausta e disse: ‘chega não quero ficar mais no Brasil’. Queria ter uma vida de dona de casa, onde ninguém me conhecia. Mas em Orlando só tem brasileiro. Todo mundo me conhecia e não aprendi inglês.”
Porém, na época uma foto sua em uma lanchonete acabou viralizando na internet, e por ser considerado trabalho sem registro no país, seu visto foi cancelado pelo consulado americano, e Gretchen foi expulsa do país e precisou voltar para o Brasil por um tempo, até se mudar para Portugal.
Mas hoje, 10 anos depois, a cantora ainda pretende voltar ao país, e agora irá procurar autoridades superioras. Gretchen afirma que irá escrever uma carta apelando perdão ao presidente americano, Joe Biden. “Ainda tenho aquela restrição com os Estados Unidos e é uma coisa que eu gostaria de rever. Agora que o presidente de lá mudou e é o Joe Biden, quero tentar reverter essa situação. Na época que saiu aquela notícia de que eu estava trabalhando ilegalmente em uma lanchonete lá, cancelaram meu visto definitivamente”.
Por ser um novo presidente, Gretchen acha que irá conseguir seu visto de volta, e após 10 anos ela crê que conseguirá o perdão do consulado americano.