O Governo brasileiro, vendo o Brasil em uma de suas piores crises da história, os preços altíssimos, parece ter outra prioridade. Em despacho divulgado pela pasta, e noticiado pelo site TV Pop, a classificação presente no GloboPlay para a novela está errada, pois contém cenas de “violência, drogas lícitas e linguagem imprópria”.
Sem se explicar, o governo brasileiro não entrou em detalhes sobre o motivo da reclassificação somente agora. E ainda negou o pedido da Globo para manter a trama de Walcyr Carrasco como “Livre para todos os públicos”. Sendo assim, a partir dessa semana, O Cravo e a Rossa passa a ser “não recomendada para menores de 10 (dez) anos”.
O governo brasileiro ainda destacou que a versão reclassificada foi a exibida no Vale a Pena Ver de Novo, em 2013. Por enquanto, as outras versões da novela estrelada por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis continuam com a classificação “Livre para todos os públicos”. Inclusive, a exibida atualmente.
Governo brasileiro já reclassificou filmes de Harry Potter recentemente
O Governo brasileiro, com tanta coisa para se preocupar, decidiu fiscalizar coisas totalmente sem necessidade. Em um despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) ontem, o Ministério da Justiça, reclassificou dois filmes da saga Harry Potter. Mandando tirar a classificação “Livre para todos os públicos”, de filmes lançados há mais de uma década.
Os filmes reclassificados pelo Governo brasileiro foram “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, que agora tem classificação de “não recomendado para menores de 10 anos”, e “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, cuja classificação passa a ser “não recomendado para menores de 12 anos”.
Os dois filmes foram lançados em 2004 e 2007, ou seja, ambos os filmes lançados a mais de 15 anos atrás, e que nem estão disponíveis em salas de cinema, algo totalmente sem necessidade. Segundo o despacho, o Governo brasileiro mandou reclassificar os filmes por conterem: “conteúdo violento brando atenuado por contexto fantasioso”. Ainda segundo o despacho, a reclassificação foi feita pelo governo devido a denúncias de um cidadão não identificado.
Os oito filmes de Harry Potter, incluindo os reclassificados pelo Governo brasileiro, estão disponíveis na HBO Max. Um especial de 20 anos da franquia também está disponível na plataforma de streaming.