Com o fracasso de sua faixa de novelas vespertina, com a trinca formada por TiTiTi, Malhação e Nos Tempos do Imperador, a Globo tomou uma atitude drástica em suas afiliadas. E, segundo informa o site TV Pop, a Globo anunciou em um comunicado, a criação de mais uma faixa de sua programação para a produção de conteúdos regionais das afiliadas, isso foi liberado desde a semana passada. Sendo assim, as emissoras afiliadas podem destinar parte do horário ocupado por Malhação para a exibição de pequenos telejornais locais, com foco em reportagens da editoria policial e em temas relacionados a prestação de serviços. É uma regra que vale para todas que quiserem, e que estejam sendo prejudicadas pelo fracasso da trinca de novelas.
Para isso, a Globo irá enviar versões editadas dos capítulos do Vale a Pena Ver de Novo e de Malhação para serem exibidos nas afiliadas que optarem pelo jornal local para tentar alavancar a audiência. As novelas serão exibidas em versão levemente condensada e com intervalos comerciais menores, com menos espaço para anunciantes.
Essa decisão se deu devido ao fracasso da trinca, principalmente com Nos Tempos do Imperador, que vem registrando baixos índices de audiência em cidades relevantes para o Painel Nacional de Televisão. Em alguns locais, chegando até a perder para o jornal local de emissoras concorrentes. O fracasso da trama inédita também vem prejudicando o desempenho dos telejornais locais, o que também prejudica a novela das sete e toda a programação.
Esse jornal será como uma versão reduzida do “TV Local”, e serve para tentar evitar que o público interessado por notícias regionais desistisse de assistir ao folhetim das 18h, e migrasse para a RecordTV, a emissora teste para o formato foi na Bahia e em Campinas. Nas demais regiões, o jornal irá ao ar entre TiTiTi e Malhação, já na Bahia, irá ao ar entre Malhação e Nos Tempos do Imperador.