Provando sua falta de planejamento, a Globo decidiu novamente adiar a estreia de Pantanal. A novela, que vem sendo anunciada pela Globo desde o início de 2021, e que vinha sendo anunciada para 14 de março, e responsável pelo encurtamento de Um Lugar Ao Sol, sofreu seu segundo adiamento. Alegando dificuldade para gravar “cenas essenciais para a trama”, a atual novela das nove será espichada em mais uma semana, terminando no dia primeiro de abril de 2022.
Segundo o Notícias da TV informa, esse adiamento se dá pelos casos de COVID-19 e influenza na equipe. E mesmo trabalhando de segunda a sábado, os trabalhos ainda não avançaram ao ponto que a direção da novela preestabeleceu. Então, Um Lugar ao Sol seria novamente sacrificada, esticada em mais uma semana. Originalmente, a novela se encerraria em 11 de março de 2022.
Essa falta de planejamento da Globo em gravar suas novelas, tem prejudicado Um Lugar ao Sol. Tendo sido encurtada por causa de Pantanal antes da estreia, os editores estão tendo que tirar leite de pedra na edição da novela, fazendo com que a novela tenha capítulos bem menores e ganchos sem sentido. Desde 15 de janeiro a novela vem sofrendo com isso, pois perdeu um bloco de exibição.
Mesmo com as cenas externas já praticamente todas gravadas, as cenas em estúdio estão dando dor de cabeça para a emissora, muitos atores positivam na hora da gravação. Para isso, a emissora tem adotado rígidos protocolos. Nos bastidores, a pressa para definir a data certa de estreia é grande, por pressão dos patrocinadores.
Muitos culpam a falta de planejamento da Globo, pois tiveram quase um ano de frente para gravar, com a reprise de Império e a exibição de Um Lugar ao Sol.