Em Renascer, João Pedro (Juan Paiva) ficará chocado ao ver José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca) na cama. O rapaz decidirá pedir as contas e sair da fazenda do pai –piorando ainda mais o conflito entre eles na trama das nove da Globo.
No episódio desta terça (27), o filho mais novo disse ao produtor de cacau que quer trilhar o seu próprio destino. “Deixe de falá besteira”, rebaterá o protagonista, incrédulo.
“Num é besteira. Tô indo m’embora. É o que eu já devia de tê feito faz tempo”, afirmará o rejeitado. “Se eu lhe dei a fazenda que cê mesmo pegou?”, questionará o fazendeiro, lembrando a divisão de bens entre os filhos.
João mostrará que é agradecido e até proporá que a propriedade fique com Deocleciano (Jackson Antunes) e Zinha (Samantha Jones). “Mas, então, qué ir embora pra quê?”, perguntará Inocêncio.
“Eu tenho os meus motivo”, esquivará o rapaz, sem revelar que presenciou uma cena íntima do pai com a madrasta. “E o que cê vai fazer da sua vida?”, interrogará o agricultor.
“Num sei, nem tenho ideia… Mais deve de tê um lugar nesse mundo onde eu possa plantá minha alma e cravá meu facão que nem painho fez quando chegô aqui”, responderá o jovem.
Depois, Morena (Ana Cecília Costa) criticará a decisão do protegido e dirá que Mariana é responsável pelas brigas de pai e filho. Mas João logo mudará de ideia. Ele ainda pedirá licença de José Inocêncio para voltar a morar com ele.
Se a nova versão da novela for fiel à original, a reconciliação entre pai e filho só ocorrerá no episódio final. Em 1993, José Inocêncio (Antonio Fagundes) sofreu um acidente ao retornar da cidade na reta final.
Com a saúde já bastante comprometida, o fazendeiro recusou o tratamento e ficou delirando na cama. Ele pediu a João Pedro (Marcos Palmeira) que chamasse Maria Santa (Patrícia França).
“Mainha? Eu lhe chamar mainha? Mas eu que lhe tirei ela, painho”, questionou o filho mais novo, que sempre se culpou pela morte da mãe. Vendo o sofrimento do pai por não conseguir partir, o jovem foi desenterrar o facão do protagonista que estava aos pés do jequitibá.
Ele fez questão de entregar o objeto para José Inocêncio. “Eu tive lá no pé do jequitibá-rei. Eu ranquei o facão que tava enfiado nele. Como era de sua vontade, não era? Eu não quero ver o senhor sofrendo desse jeito, não. Esse seu filho enjeitado, ele lhe quer muito”, disse ele, emocionado.
O rico fazendeiro pegou o facão e agradeceu ao filho mais novo. “Só ocê memo para me fazer essa caridade. Eu não tava conseguindo ir embora, causo que meu facão tava fincado lá”, confessou. “Eu não queria que o senhor se fosse. Eu lhe amo, painho”, desabafou João.
O filho mais novo da família pediu perdão pelas desavenças com o patriarca. “Só se ocê me der um abraço. Eu amo você, meu filho. Me perdoe por nunca ter lhe dito isso”, lamentou Inocêncio, que faleceu logo em seguida.