Após o anúncio de que perdeu 200 mil assinantes no último trimestre, a crise na Netflix se acendeu fortemente, principalmente com os anunciantes. Devido a isso, o CEO Reed Hastings havia anunciado um plano com anúncios, mas que viria a ser implementado nos próximos anos. Contudo, com a crise se agravando, os executivos da empresa decidiram acelerar a criação do plano.
Segundo informações do The New York Times, nos bastidores da Netflix vem se correndo para preparar o lançamento do plano o mais rápido possível. Na decisão, é justificada a necessidade desse plano pelo fato de streamings como Hulu e HBO Max seguirem crescendo e mantendo nomes fortes mesmo tendo planos com anúncios para quem preferir pagar menos.
“Todas as grandes empresas de streaming, excluindo a Apple [TV+], têm ou anunciaram um serviço suportado por anúncios”, dizia um trecho do documento que o New York Times conseguiu. “Por uma boa razão, as pessoas querem opções com preços mais baixos”, acrescenta outra parte.
Sendo assim, segundo o The New York Times, a proposta é lançar o plano com anúncios no último trimestre de 2022 (outubro a dezembro). Também foi divulgado que nesse período será implementada nos Estados Unidos a cobrança extra por compartilhamento de contas, não se sabe se será globalmente de início, ou se esperarão os resultados em mercados maiores.
“Não estamos tentando encerrar esse compartilhamento, mas vamos pedir que você pague um pouco mais para poder compartilhar com ela”, disse o executivo na ocasião.
Netflix perde 6 bilhões de dólares por ano com compartilhamento de senhas
A Netflix vem passando por uma situação delicada. Tendo perdido 200 mil assinantes no último trimestre, a plataforma vem buscando formas de reaver esses assinantes, mas sofre com algo que gera um prejuízo bilionário: o compartilhamento de senhas. Segundo um relatório do Daily Mail, a empresa perde cerca de US$ 6,25 bilhões por ANO.
A Netflix, por ser o streaming mais caro vem sofrendo uma desaceleração no número de assinantes, levando em conta que ganhou quase 40 milhões somente em 2020, na pandemia. Porém, agora com a concorrência maior de streamings como HBO Max e Disney+, ela vem sofrendo com a debandada.
Com os preços altos e o mundo em crise, muitos apelam para meios ilegais de conseguir senhas, ou até dividem perfis com diversas pessoas. Atualmente, a Netflix permite até 5 perfis, “na mesma casa”, porém isso não é cumprido por praticamente ninguém, e a empresa vem perdendo muito com isso. O aumento nos preços também foi responsável por essa queda no número de assinantes.
Ainda segundo a pesquisa, até 36% dos usuários da Netflix compartilham sua senha com pelo menos um membro da família e 13% com um amigo com quem não vivem na mesma residência. Já 32% e 13%, respectivamente, fazem o mesmo com a assinatura do Disney+. O diretor da empresa lamentou, dizendo que isso “impede de investirem em novas séries e filmes de qualidade para os assinantes”.
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