[ruby_related total=5 layout=5]

Doramas: pontos positivos e negativos de assistir

Doramas
Hometown Cha-Cha-Cha faz sucesso na Netflix (Foto/Divulgação)

Doramas: pontos positivos e negativos de assistir. A febre das séries asiáticas não para de crescer, atraindo cada vez mais brasileiros com uma narrativa mais objetiva, poucos episódios e temporadas, além de um enredo envolvente e mais conservador na maioria das produções.

O sucesso das visualizações na Netflix e outras plataformas digitais fizeram com que o mercado crescesse ainda mais e chegasse na Disney, HBO Max e até Apple TV. Antes de tudo, a televisão aberta trouxe os doramas por meio da Rede Brasil e posteriormente por meio da extinta Loading.

Os doramas são dramas asiáticos em formato de série. Os mais famosos recentemente são os sul-coreanos, mas também há forte presença dos chineses e japoneses. Os poucos personagens e um enredo sem muitas delongas faz com que as tramas tenham muita agilidade, algo que o público tem buscado, colaborando para o sucesso deste tipo de produções. No entanto, quais seriam os pontos negativos e positivos de se assistir?

Pontos Negativos dos Doramas

Começando pelos pontos negativos, os doramas até um passado recente traziam muitos protagonistas com relacionamentos tóxicos. Empurrões, depreciação, manipulação e até pegar forte pelo braço ainda são vistos nas produções. Ao invés de romance, muitos personagens principais traziam um relacionamento abusivo.

Outro ponto, dorama vicia. A trama é tão envolvendo que o público fica “preso” e é bem comum “maratonar”, ficando horas assistindo para saber o final da história logo. Por mais que se valorize questões familiares e sociais, as séries asiáticas revelam romances que fogem um pouco da realidade brasileira. Como assim? A idealização do romance como algo perfeito, “lindo” e “maravilhoso”, diminuindo o impacto conflituoso que um casal pode ter e criando uma “utopia” ou “ilusão amorosa”.

É importante ressaltar também a questão da rigidez dos pais com os filhos, tanto na questão do ambiente familiar, como também em questão de resultados estudantis, profissionais e esportivos. Sobretudo, todo este comportamento pode influenciar ou realizar pressão também por aqui, mesmo em uma cultura brasileira tão diferente da asiática.

LEIA TAMBÉM:
Guerra na dramaturgia favorece público na televisão aberta
Round 6 (Squid Game) fenômeno do momento da Netflix é bom mesmo?

Pontos Positivos

Os doramas trazem para o seu público um verdadeiro passeio pela cultura asiática. Seja por meio dos costumes, tradições, culinária, idiomas ou estruturas familiar e social. Também é possível observar pontos turísticos e comparar modos de vida locais com a de quem está assistindo.

Com histórias curiosas, romances conservadores e produções bem diversas, as séries asiáticas conseguem cativar o público e trazer algo novo. É um jeito de produzir que o ocidente influencia, entretanto prefere manter a sua cultura viva.

Os conflitos familiares são bem abordados e ganham muito destaque, mostrando uma sociedade que mantém seus princípios e que o drama está presente em todas as famílias, independente da classe social. As questões sociais são tratadas de maneira muito cuidadosa e abre espaço para que a sociedade discuta o assunto independente do país. As comédias românticas são de tirar o fôlego, engraçadas do tipo “pastelão” e um romance visto de forma diferente, mais ingênuo.

Os dramas históricos permitem ao telespectador conhecer a história do país asiático e o retrato social da época com destaque para a figuração. Contudo, provavelmente o ponto positivo de maior destaque para os doramas é a possibilidade de famílias inteiras poderem assistir sem ter que tirarem as crianças da sala.

This website uses cookies. By continuing to use this site, you accept our use of cookies.  Saiba mais