Adam McKay, diretor de Não Olhe Para Cima, da Netflix, mandou uma indireta ao Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro em seu Twitter. Na postagem, o diretor disse o seguinte: “definitivamente Bolsonaro diria para as pessoas não olharem para cima”.
O diretor de Não Olhe Para Cima deu essa declaração, após o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, comparou o filme ao PT (Partido dos Trabalhadores), dizendo que eles eram o cometa. E ainda defendendo o Presidente Jair Bolsonaro. “Nada melhor que encerrar este artigo inspirado no título do filme que será o que o eleitor brasileiro fará cada vez mais quando chegar a hora: olhe para cima. Ao fazer isso e pensar no dia seguinte da eleição, não optará pelo cometa do PT. A polarização existe, sim. E é na economia”, conclui Ciro Nogueira.
Em Não Olhe Para Cima, a frase virou um lema para alertar as pessoas de que o cometa que vinha em direção à Terra era real, como comprovaram os estudos de cientistas, e era necessário mobilizar governos e fazer algo a respeito se quisessem salvar a humanidade. Havia, porém, quem entoasse o discurso contrário, como empresários e a própria presidente dos Estados Unidos, que diziam não acreditar, mas que tinham uma saída planejada para o momento em que o cometa atingisse o planeta.
A fala do diretor de Não Olhe Para Cima não tem nada a ver com PT ou Bolsonaro, mas é uma crítica à postura negacionista do Presidente durante a pandemia de COVID-19. O Presidente diversas vezes questionou a gravidade da doença, que já matou mais de 620 mil brasileiros, bem como a eficácia das vacinas, propagando notícias falsas a respeito.
Não Olhe Para Cima aborda a história de uma dupla de cientistas (DiCaprio e Lawrence) que descobre um cometa gigantesco em rota de colisão com a Terra. Quando eles tentam avisar a presidente dos EUA (Streep) e o público, no entanto, são recebidos com descrença e descaso. O filme está disponível na Netflix, e já é um dos maiores sucessos da plataforma de streaming.