O brasileiro sempre foi um povo apaixonado pelos famosos reality shows, que como o nome diz na tradução automática (show de realidade). Por ser um formato sem filtro, em que as pessoas se mostram como realmente são, sempre fez sucesso no Brasil por criar uma espécie de identificação do público.
Mas, parece que isso está mudando. Os três últimos reality shows exibidos no Brasil têm mostrado um desgaste do formato por aqui. Começando pelo BBB 22, que mesmo tendo sido um sucesso, teve uma brusca queda de quase 20% (mais precisamente, 18,5%) em um ano, o que é bastante preocupante.
Outro reality que prova o desgaste do formato no Brasil é o No Limite, mesmo a Globo tentando voltar com ele em 2021 e fracassando, insistiram. E o programa estreou com pouquíssimos anunciantes, o que preocupou a Globo, mas a audiência ainda mais. Mesmo recebendo acima dos 30 pontos, o programa marcou apenas 17,3 pontos, o que é decepcionante para a Globo.
O Power Couple Brasil, da RecordTV também não resistiu ao desgaste do formato. Isso porque, a edição de 2021 teve a pior audiência da história, mesmo ficando um ano fora do ar por causa da pandemia. Em 2022, se tudo encaminhar como está, deve repetir o recorde negativo, pois até agora a estreia foi a pior, e ainda caiu mais no segundo dia. Diferente do que o Tiririca disse, pior do que já está, pode ficar sim.
Isso que nem citamos os realites culinários, de música e etc. O formato em si está bastante saturado e desgastado, e as novas temporadas em vez de chamar atenção do público, o afastam cada dia mais.
Esse desgaste pode causar uma revolução na TV brasileira nos próximos anos, já que o formato era um dos principais em exibição no Brasil, e cada emissora queria o seu. Não se sabe como ficará no resto do ano, mas é esperado que tanto A Ilha, quanto A Fazenda 14 e até o BBB 23 não escapem da baixa audiência.