Conmebol ganha com licitação da Libertadoes e Sulamericana. A grande vencedora não foi a Globo, SBT ou Grupo Disney. A Conmebol foi a que mais se beneficiou com a negociação dos direitos de transmissão das duas competições continentais.
A Libertadores volta para a Globo por quatro temporadas na televisão aberta, no entanto não teve apenas ganhos. A emissora carioca perdeu nos direitos para o seu canal fechado, o Sportv. Para vencer na televisão aberta não foi fácil, a sua proposta foi muita parecida com a do SBT nos dois rounds e precisou de um conselho para decidir.
Antes de tudo, o Grupo Disney e a Paramount venceram e possuem os direitos de transmissão das duas competições nas plataformas pagas. A Espn vai transmitir na televisão paga, e a Paramount vai transmitir em seu streaming. A OneFootball ganhou no pacote “Highlights” e poderá exibir os melhores momentos dos jogos em tempo real ou após a realização das partidas.
No caso da Sulamericana, o SBT acabou vencendo a Globo na disputa pelos direitos da competição na televisão aberta. Vista como um prêmio de consolação para a emissora de Silvio Santos, o torneio atrai uma menor receita e interesse dos clubes brasileiros. O ponto positivo para a emissora é o respeito que ganhou no mercado e também a manutenção do seu projeto esportivo por mais 4 anos.
Leia Também:
Record TV pode ressuscitar Poliana Moça com série adolescente
Liga das Nações: Globo e Disney adquirem campeonato
Fortalecimento da Conmebol
Contudo, em todos os cenários, a Conmebol saiu fortalecida. No caso da Libertadores na Globo, a entidade vai ganhar a exibição dos seus parceiros, algo que a emissora carioca não aceitava. Com maior alcance que o SBT na audiência, as marcas ganham ainda mais visibilidade.
Sobretudo, a Sulamericana volta para o grande público brasileiro depois de um ciclo com jogos apenas na Conmebol TV. A continuidade do investimento do Grupo Disney e a chegada da Paramount fortaleceram ainda mais a disputa pelos direitos. De acordo com dados financeiros, a Conmebol conquistou R$7,8 bilhões, superando os R$6 bilhões do ciclo anterior.