Desde o último trimestre de 2021, com o avanço da vacinação no Brasil, a Globo vinha ameaçando tomar medidas drásticas contra funcionários antivacinas (que não estão vacinados ou não completaram o esquema vacinal de 3 doses). E, segundo o Notícias da TV, vão finalmente cumprir o prometido, e, a partir do dia 30 de maio não irão mais poder entrar na Globo.
No dia 31, o antivacina que não tiver comprovado o esquema completo, terá seu crachá bloqueado e está impedido de entrar na emissora. Caso continue se negando a comprovar a vacinação, ganhará bilhete azul e será demitido por justa causa, por não cumprir com as determinações da empresa.
“Os funcionários que não cadastrarem o comprovante da vacinação completa, incluindo a dose de reforço, até o dia 30/05, serão bloqueados na catraca dos prédios”, diz trecho da nota. O Notícias da TV ainda apurou que o índice de cadastro e vacinação dos funcionários da Globo está acima de 95%, acima da média nacional (82% dos brasileiros tomaram duas doses).
Mesmo com a alta taxa de funcionários com duas doses, o número de doses de reforço está baixo, e a Globo se preocupa com isso, e também isto impede de ela flexibilizar mais medidas de segurança, como uso de máscaras na plateia em programas. Os funcionários, desde março só usam máscara quando se sentirem à vontade, já que em todo o estado o uso obrigatório havia sido revogado também.
Mesmo com alguns antivacina, a rotina na Globo já está bem normalizada, por exemplo, agora os testes de elenco voltaram a ser presenciais, assim como preparações de novela e reuniões de pauta.