O novo reality show da HBO Max, A Ponte – The Bridge Brasil está chegando nesta quinta-feira, dia 09 de junho. O show que vem como uma aposta do serviço de streaming para conquistar seu lugar no “boom” dos realities show no Brasil e mostra bastante força para saciar os fãs do formato tão famoso em todo o país.
Com pouco dias para a grande estreia, separamos os destaques do reality A Ponte – The Bridge Brasil revelados na coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira, 02.
COMO FOI A ESCOLHA DO ELENCO? Eduardo Gaspar, vice-presidente de criação da Endemol Shine Brasil, respondeu: “A gente recebeu um briefing da HBO Max para que a buscasse um casting que fosse diverso e representativo e dentro dessa possibilidade, que a tivesse uma parte de celebridades e uma parte de pessoas não conhecidas do grande público. Mas que tivessem boas personalidades, que fizesse sentido para a nossa audiência e que às pessoas foram assistir ao The Bridge se sentissem representadas, sentissem que poderiam ser uma delas, que estariam ali naquela situação, vivendo aquela situação, e convivendo com aquelas pessoas. “Eu tenho um único objetivo que é construir a ponte rumo ao prêmio final”, revela ele.
CUIDADO NA MATA-ATLÂNTICA: Eduardo Gaspar, vice-presidente de criação da Endemol Shine Brasil, respondeu: “Todo o material utilizado para a construção da ponte, tanto para casa são maneiras de reflorestamento, todas certificadas. A gente teve um acompanhamento de perto de ambientalistas para que não tivesse impacto dentro da natureza. Afinal de contas, essa natureza é um dos nossos participantes principais. Era muito importante para a gente [HBO Max e Endemol] que esse projeto fosse sustentável. Então, a todo momento os descartes eram feitos de forma muito conscientes. Após a saída da produção daquele ambiente, plantamos mais 300 mudas de árvores nativas. Então realmente a preocupação era muito, muito grande.”
FORMATO NÃO CONVENCIONAL, INOVADOR E CINEMATOGRÁFICO. Murilo Rosa, apresentador de A Ponte, explica que a função no novo reality vai muito além da narração: “[A ponte] tem uma profundidade diferente do que a gente está acostumado, não é? Quando a gente fala ‘da ponte’, não é quando a gente fala da construção, na verdade, no fundo, a gente está falando da construção de laços. A gente está falando de um jogo que é um jogo de união e não de competição. Eles vão percebendo isso ao longo do tempo, depois de vários dilemas que eu vou lançando. É totalmente cinematográfico esse produto. A natureza é um personagem, antena é um personagem. A narração é um personagem, e eu estou ali meio, jogando esses dilemas e vendo tudo acontecer, sempre 5 passos à frente de todos os participantes.”
GRAVAÇÃO NO AUGE DA PANDEMIA: Eduardo Gaspar, vice-presidente de criação da Endemol Shine Brasil, comemora o sucesso do programa, mesmo enfrentando o pico da pandemia: “Foi criado uma ‘bolha’ de proteção para a equipe. A gente tem muito orgulho de dizer que, de acordo com os protocolos da HBO Max e da Endemol, não tivemos nenhum caso de Covid entre os participantes, e nem da equipe que estava lá gravando.”
PROVOÇÃO COM DILEMAS SURPRESAS: Eduardo Gaspar, vice-presidente de criação da Endemol Shine Brasil, explicou o papel importante da dinâmica de dilemas surpresas a cada episódio: “Para que a gente possa do lado de cá entender cada vez mais o que passa na cabeça dos participantes. A estratégia do jogo deles. Os dilemas que a gente abre para as pessoas decidirem por lá ou por cá, faz com que as pessoas comecem a observar. Objetivo é saber o que eles vão fazer, qual o caminho eles vão escolher. [O dilema] acaba colocando os participantes em situação de questionamento. A gente precisa fazer com que esses dilemas entrem na cabeça deles e eles tenham essa oportunidade de escolher. Para qual caminho eles querem seguir?.”