A Globo precisa do futebol ou o futebol precisa da Globo? A disputa da licitação da Libertadores e da Sulamericana foi muito apertada entre a líder de audiência e o canal de Silvio Santos. Com propostas parecidas, as duas emissoras disputaram dois rounds e reunião do conselho para definir o vencedor do principal torneio entre clubes da América do Sul.
Para conseguir transmitir a Libertadores, a Globo fez movimentos históricos. Primeiro, ela decidiu expor os patrocinados da Conmebol, algo que ela nunca aceitou fazer por causa dos seus parceiros comerciais. Segundo, a emissora concordou que exibiria qualquer final, mesmo que não envolvesse times brasileiros. Antes de tudo, o canal não exibiu a final da Libertadores de 2018 entre Boca Juniors e River Plate, ambos da Argentina.
Leia Também:
Conmebol ganha com licitação da Libertadoes e Sulamericana
Liga das Nações: Globo e Disney adquirem campeonato
Estes movimentos apontam que a Libertadores é importante para a Globo, não só pela audiência, mas também no faturamento. A venda de pacotes publicitários de um evento esportivo de alto nível atrai o mercado e aumenta a receita. De acordo com o jornalista Allan Simon e Gabriel Vaquer, Globo e futebol precisam um do outro. Vaquer considera ainda que a Globo depende um pouco mais do esporte.
Para o futebol, ter suas partidas na líder de audiência é importante para aumentar a sua já grande popularidade. A emissora possui um alcance maior, consequentemente a audiência também é maior. Desta forma, consegue atingir não apenas o público alvo e consegue a fuga de ser um “esporte de nicho”.