Depois de muita expectativa sobre a substituta de O Clone na Globo no Vale a Pena Ver de Novo, a emissora finalmente oficializou a nova reprise. E, depois de muitos anos de espera, a escolhida foi A Favorita, de João Emanuel Carneiro, exibida originalmente em 2009. E a trama volta ao ar dia 16/05.
O anúncio oficial da reprise de A Favorita foi feito por Ana Maria Braga e Fátima Bernardes na passagem de bastão do Mais Você para o Encontro nesta segunda-feira (2). As apresentadoras ainda cantaram um trecho de Beijinho Doce, música que marcou a história, para comemorar a volta da novela na TV aberta.
A Favorita vem como um esquenta para Olho por Olho, novela do mesmo autor que estreia no streaming no fim do ano. Era pedida pelos fãs há anos, mas nunca foi atendido, só agora, 10 anos após a exibição original ela está de volta. No GloboPlay, a trama estava disponível desde 2020.
A trama de A Favorita é focada na rivalidade entre Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patricia Pillar), que no passado cantavam juntas como a dupla sertaneja Faísca e Espoleta. Flora é acusada pelo assassinato de Marcelo Fontini (Flavio Tolezani), marido da parceira, e cumpre pena de 18 anos na prisão, deixando a filha sob os cuidados da ex-amiga. Ao sair da cadeia, a loira jura ser inocente e acusa Donatela de ser a verdadeira criminosa. As protagonistas, então, passam a brigar constantemente e ainda disputam a atenção de Lara (Mariana Ximenes), fruto de uma traição de Marcelo com Flora e única herdeira de um império de papel e celulose.
A novela contém 196 capítulos e fechou com média geral de 39,43 pontos na Grande São Paulo, sendo considerada um sucesso. Dentro dos padrões do horário de reprises, a Globo espera que a trama seja um sucesso de audiência, e também de repercussão.