O terceiro capítulo da reprise de A Favorita proporcionou aos fãs um dos encontros mais impactantes da teledramaturgia brasileira, Flora e Donatela se encontram após Flora ficar 18 anos na cadeia. E, com esse gancho tão esperado por todos, a reprise bateu recorde de audiência, inclusive superando com louvor o mesmo capítulo de sua antecessora meses atrás.
A Favorita marcou, segundo dados consolidados do Kantar Ibope, média de 17,0 pontos na Grande São Paulo, quebrando o recorde do primeiro capítulo, que marcou 16,8 pontos de média. O folhetim ainda subiu dois pontos em relação ao capítulo de terça-feira (17), que marcou 15 pontos de média.
Até o momento, A Favorita acumula média geral parcial de 16,33 pontos na Grande São Paulo, índice que é 8% maior que os três primeiros capítulos de O Clone marcaram em 2021 (15,0 pontos). É esperado que a novela suba mais com os embates icônicos entre as duas protagonistas.
Flora ou Donatela: quem é a vilã de A Favorita?
A Favorita reestreia hoje na tela da Globo, com o icônico confronto entre as protagonistas Flora e Donatela, que marcaram época há mais de uma década. E, assim como na exibição original, uma questão irá fazer o público se perguntar se está sendo enganado, pois até pouco mais do capítulo 50, ninguém sabe quem é a vilã: Flora, ou Donatela?
Durante os 56 primeiros capítulos, Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia) tentam convencer o público e os personagens de que estão falando a verdade. A Favorita começa com a personagem de Patrícia Pillar saindo da cadeia após ser condenada a 18 anos de prisão pela morte de Marcelo (Flávio Tolezani). Porém, de início ela se mostra como uma boa pessoa, e todos acreditavam que ela era a vítima da história, e havia sido presa injustamente.
Enquanto isso, a personagem de Cláudia Raia é apresentada como prepotente e arrogante para o público, e muitos passam a crer que ela é a vilã da história. Ela inclusive se casou com o ex-marido de Flora, e cria a filha da inimiga como se fosse sua. O público ainda descobre que Marcelo tinha um caso com Flora, sendo marido de Donatela, o que ainda deixou o público mais certo da vilã.
Três meses depois de tentar enganar o público, o autor revela quem é a verdadeira vilã de A Favorita, e é Flora. Mostra-se um flashback da morte de Marcelo, onde é revelado que a personagem de Patrícia Pillar desconfiava que o amante estava apaixonado por Donatela, então atira nele. A partir daí, Flora se junta a Silveirinha para infernizar a vida de Donatela, se tornando a vilã amada por todos que viram a novela, e considerada uma das mais cruéis que já passaram pelo horário nobre da Globo.
Na época, ninguém desconfiava de quem era a verdadeira vilã, e por isso a Globo pôde esticar até o capítulo 56 a verdadeira revelação. Hoje, com a difusão da internet será que é possível? E a Globo irá demorar tanto pra revelar a verdade? Restará aguardar os resultados na audiência para se ter certeza.